COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Nerópolis lança Projeto Semear com foco em desenvolvimento sustentável e fortalecimento da agricultura familiar

Iniciativa fortalece agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável com apoio de entidades estaduais e federais

Lançamento do projeto Semear (foto divulgação)

A Prefeitura de Nerópolis lançou oficialmente nesta quarta-feira (14) o Projeto Semear – Nerópolis Plantando o Futuro. A  iniciativa é fruto de parceria com a Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), o governo federal e diversas entidades do setor agrícola e  visa promover o desenvolvimento rural sustentável, com foco na valorização da agricultura familiar, incentivo ao cooperativismo, ampliação do acesso à tecnologia, crédito e inclusão produtiva.

Durante a cerimônia de lançamento, autoridades locais, estaduais e federais destacaram a relevância e o potencial t da iniciativa. O coordenador técnico do projeto, Rodrigo Zani, disse que o Semear resulta do diálogo permanente com os produtores locais e com suporte técnico de especialistas de expressão nacional. 

“Hoje vivemos um dia histórico para Nerópolis. O Semear vai além da produção: é sobre justiça social, inovação no campo e construção coletiva de um futuro mais digno para quem vive da terra”, afirmou. 

Zani também agradeceu o prefeito Luiz Alberto “pela visão humanista e apoio firme” e o secretário de Agricultura, Onofre França, pela “parceria leal e incansável”. O plano de ação já está traçado e será executado com apoio da Unicafes e do governo federal.

O prefeito Luiz Alberto, idealizador da proposta, destacou que “a agricultura cria vínculos e é fonte de vida. O projeto Semear será uma realidade em Nerópolis.”