BRASÍLIA

Nísia reclama da forma como foi demitida por Lula do Ministério da Saúde

Ministra será substituída por Alexandre Padilha, em decisão que era dada como certa dias antes de ser oficializada

Lula e a ex-ministra da Saúde Nísia Trindade (Foto: Palácio do Planalto)
Lula e a ex-ministra da Saúde Nísia Trindade (Foto: Palácio do Planalto)

(O Globo) Demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do cargo de ministra da Saúde na tarde de ontem, Nísia Trindade relatou a pessoas próximas incômodo com a forma como o petista a comunicou sobre sua saída do governo.

A ministra expõs a aliados chateação e constrangimento pela posição desconfortável em que foi colocada nos últimos dias, em que teve que lidar com a indefinição sobre sua continuidade no cargo e o silêncio de Lula, enquanto, nos corredores do Planalto, a decisão do presidente de demití-la já era sabida. Esses interlocutores relatam que ela se sentiu exposta.

A saída de Nísia do governo já era dada como certa por ministros desde a semana passada. Contudo, Lula só a notificou sobre a decisão ontem à tarde, no Palácio do Planalto, após anunciarem juntos a incorporação da vacina brasileira contra a dengue no SUS. O evento aberto foi marcado pelo silêncio de Lula e uma ministra ovacionada pelos agentes da área da Saúde presentes.

A pessoas próximas, a ministra relata que a forma como foi demitida do governo não condiz com o saldo que avalia como positivo de entregas da sua gestão na Saúde. A cúpula do ministério considera que foram feitos avanços importantes na área, sobretudo quando se compara ao que foi deixado pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A equipe de Nísia, que descobriu sobre a demissão pela imprensa, não esconde a frustração sobre a falta de informações do Planalto sobre a continuidade no ministério nas últimas semanas.

— Eu estou me referindo ao processo chamado por vocês mesmos de fritura na imprensa. Isso é inconcebível, não deveria acontecer. Simplesmente deveria se apurar os fatos e não antecipar decisões que cabem ao presidente — disse Nísia a jornalistas na manhã desta quarta-feira.

Após Lula comunicar a demissão à ministra ontem, ele se reuniu com Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais do governo, que vai assumir o cargo na Saúde no próximo dia 6.

Depois do encontro, Nísia foi para o Ministério da Saúde e chamou o secretário-executivo, Swedenberger Barbosa, para seu gabinete, para dar a notícia. Ela marcou uma reunião com outros secretários para esta quarta-feira. Ela ainda fará um ato de despedida na pasta no início desta tarde.