COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

No Japão, Caiado garante novos investimentos e fortalece laços com mercado asiático

Com o objetivo de abrir novos mercados exportadores e atrair investimentos estrangeiros para Goiás, o…

Caiado: “Essa missão abrirá novas portas para o estado” (foto divulgação)

Com o objetivo de abrir novos mercados exportadores e atrair investimentos estrangeiros para Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) liderou uma missão oficial ao Japão que resultou em avanços concretos nas áreas de mineração, agroindústria e indústria automotiva. 

A viagem, encerrada no domingo (20/7), incluiu reuniões com autoridades do governo japonês, empresários e investidores, além da confirmação de uma visita técnica ao estado em agosto, fortalecendo a presença de Goiás no cenário econômico internacional.

Entre os principais desdobramentos, o governador destacou a visita de uma comitiva japonesa a Goiás em agosto para avaliar áreas com potencial de exploração de minerais de terras raras, insumos essenciais para tecnologias de ponta e transição energética. “Essa missão abrirá novas portas para o estado. Goiás pode ser uma alternativa estratégica à dependência do Japão em relação à China”, afirmou Caiado após audiência com o ministro da Economia, Comércio e Indústria japonês.

O governador também celebrou o anúncio de um investimento de R$ 200 milhões do grupo japonês Tsubame, em parceria com a Atvos, para implantar até 2027 uma planta de produção de amônia verde em Mineiros, a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

No setor automotivo, Caiado acompanhou a assinatura de contrato entre a Mitsubishi Motors e sua subsidiária brasileira HPE Motors, com sede em Catalão. O acordo autoriza a exportação de veículos para países da América Latina, ampliando a presença internacional da montadora instalada em Goiás.

Caiado também visitou o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e ministrou a palestra “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”, apresentando os avanços obtidos desde 2019 nas áreas de saúde, educação, segurança e assistência social.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros, o governador defendeu a abertura do mercado japonês à carne bovina goiana, destacando o reconhecimento do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação.