SES-GO

Nota técnica do governo observa queda na velocidade do contágio e mortalidade por Covid

Mortalidade pela doença caiu em 17 das 18 regionais

Nota técnica do governo observa queda na velocidade do contágio e mortalidade por Covid
Nota técnica do governo observa queda na velocidade do contágio e mortalidade por Covid (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nota técnica da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), que norteia o decreto do Estado contra a Covid-19, afirma que existe a tendência de queda em dois indicadores: velocidade de contágio no tempo e variação da taxa de mortalidade. Segundo a SES-GO, a questão pode significar que o ciclo do vírus junto ao avanço da vacinação demonstram estabilização pelo Estado.

Ainda segundo o texto, ainda não é uma situação confortável e nem se deve considerar que o Estado vive um período fora da pandemia.

A nota recomenda, inclusive, escalonamento de horário, se necessário, e o distanciamento pertinente a cada atividade. Em caso de aumento dos indicadores, as atividades não essenciais devem ser revistas.

“Festas e aglomerações são absolutamente contra-indicadas neste momento”, pontua e recomenda os demais protocolos sanitários, como uso de máscara, distanciamento, etc.

Mortalidade

A nota técnica demonstra queda da mortalidade pela doença em 17 das 18 regionais. Somente na região Noroeste II não observou a tendência no período analisado (a partir de 17 de março).

Sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI estaduais dedicados à Covid, segundo a nota técnica, há a tendência de estabilização. Apenas em duas regionais (Sudoeste II e Estrada de Ferro) ocorrem menor oferta de leitos, podendo este aspecto influenciar na não variação.

Ainda sobre solicitação de vagas de UTI, em 21 de março houve o maior número de pedidos. “Somadas, as solicitações de vagas de internação em unidade de terapia intensiva e as de enfermaria, no dia 21/03/21 totalizaram 638 pedidos, segundo informações repassadas pelo CRE. Destas, 339 foram de unidade de terapia intensiva. Este número vem reduzindo

gradativamente, e no dia 11/04/21 vemos o menor número desde que se exacerbou a segunda onda, qual seja, 87 pedidos de internação em unidade de terapia intensiva.”

Velocidade de contágio

O indicador de velocidade de contágio no tempo Re (que apresenta a tendência de estabilização no valor do R efetivo, ou seja, o número médio de indivíduos contagiados por cada infectado nas condições existentes em um momento determinado), demonstrou que, em 4, das 18 regiões de saúde havia estabilização, com queda no contágio.

Além disso, segundo a nota, em relação a incidência da Covid, há uma região em queda, oito estáveis e nove com subida.