MEDIDAS

Oposição cancela comissões na Câmara para forçar anistia

"Estão em obstrução, vão parar tudo", disse Zacharias Calil

Oposição cancela comissões na Câmara para forçar anistia
Oposição cancela comissões na Câmara para forçar anistia (Foto: Mario Agra - Câmara dos Deputados)

A oposição ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a reunião da Comissão da Saúde e outras que ocorreriam na quarta-feira (6) para pressionar o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) a pautar o projeto de anistia. A informação foi confirmada ao Mais Goiás pelo deputado federal por Goiás Zacharias Calil (União Brasil), que faz parte do colegiado e recebeu o comunicado por mensagem. Esta medida ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL).

“Estão em obstrução, vão parar tudo”, disse Calil. Mais cedo, nesta terça-feira (5), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu a ideia da oposição de um “pacote da paz” ao Congresso, que inclui “anistia ampla, geral e irrestrita”, o impeachment do STF Alexandre de Moraes, e a PEC do Fim do Foro Privilegiado. Segundo ele, esse conjunto de medidas é a solução para os problemas do País.

A fala ocorreu em coletiva na rampa em frente ao Congresso. A oposição aliada a Bolsonaro afirmou que fará a obstrução total na Câmara e no Senado até que o “pacote da paz” seja pautado. Vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ) disse, inclusive, que pautaria a anistia, caso assumisse a presidência na ausência de Hugo Motta (Republicanos-PB).

Já o impeachment de Moraes deve ser colocado no Senado. Neste momento, Zacharias não vê a medida prosperar, mas entende que a pressão está aumentando.