Política

Padre Kelmon será pra sempre o padre de festa junina

Padre Kelmon já entrou para os anais da política brasileira. Hummm… Talvez eu esteja pecando…

Soraya Thronicke fez piada e internet gerou memes. Apontado como 'padre de festa junina', Kelmon viraliza com foto a caráter
Padre Kelmon posa vestido a caráter em festa junina e viraliza - Reprodução

Padre Kelmon já entrou para os anais da política brasileira. Hummm… Talvez eu esteja pecando na hipérbole. Talvez seja nos anais do pleito de 2022. Mas como essa rapaziada é muito puritana, vou parar de ficar falando de anais no texto de hoje.

O nível de ridículo e sabujice alcançado pelo candidato do PTB no debate de ontem da Globo o colocou na boca do brasileiro. O problema pra ele é que isso não acontece por bons motivos.

Quando fiquei sabendo da existência dessa exótica figura, pouco antes do debate do SBT, comecei chamá-lo de “padre de Taubaté”. Você se lembra desse meme, né? Um clássico da internet brasileira. Contudo, não há como concorrer com a alcunha criada por Soraya Thronicke: padre de festa junina. Vimos nascer um hit instantâneo.

Dava para perceber que a coisa ficaria boa quando a senadora se dirigiu ao microfone e se perdeu no nome do candidato laranja tirado da manga de Roberto Jefferson. “Padre Kelson?”. “Padre Kelvin?”. O nome Kelton não vinha à cabeça da candidata do União Brasil. Sendo assim, vai o mais fácil: “candidato padre”. Decisão inteligente.

Como candidato escada de Bolsonaro com objetivo único de desgastar Lula, o padre desviou do assunto levantado pela senadora sobre a pandemia. Depois de uma troca de farpas, ele ouviu pela primeira vez a expressão pela qual será eternamente reconhecido: padre de festa junina.

Golaço de Soraya. A sul-matogrossense acertou a bola no ângulo.

Todo brasileiro sabe o que é padre de festa junina. A interpretação de casamentos nas festas de junho é um clássico da cultura popular tupiniquim. E pela fácil assimilação, aliado ao aspecto incontestavelmente farsesco da figura de bandana, a coisa toda se materializou de forma sublime. Sim, tínhamos ali, na frente de milhões de brasileiros assistindo a um debate presidencial, um padre de festa junina.

Foi um nocaute. A internet veio abaixo no mesmo momento. Os memes começaram a pulular no zap país afora. Ninguém jamais conseguirá olhar para a figura canastrona sem imediatamente pensar em um padre de festa junina.

Se essa disputa presidencial vai terminar já nesse domingo, não sei dizer. Contudo, não tenho dúvidas que o padre de festa junina irá perseguir Kelmon todas as vezes que ele der as caras por aí.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução