OPINIÃO

Para analista, Mendanha deveria sair a deputado federal para resgatar MDB na Câmara

"Resolveria o problema de não ter representantes na Câmara e ainda levaria um ou dois consigo", diz Robert Bonifácio

Quais as chances de Mendanha no ano que vem?
Quais as chances de Mendanha no ano que vem? (Foto: Divulgação)

Gustavo Medanha (MDB) tem várias opções sobre seu futuro. O cientista político Robert Bonifácio, contudo, aponta uma possibilidade que pode ser interessante para o prefeito de Aparecida de Goiânia e para o partido: disputar à Câmara Federal.

Mendanha foi o único dos 28 prefeitos do MDB em Goiás que não assinou carta de interesse em aliança com o governador Ronaldo Caiado (DEM), em 2022. Isto, porque ele próprio tenta viabilizar essa candidatura.

Porém, Roberto observa que uma candidatura de Mendanha à Câmara poderia aproveitar a popularidade do prefeito Aparecidense e fortalecer o MDB, que voltaria a ter deputado federal – o que não tem desde 2018, quando Daniel Vilela desistiu da reeleição para disputar o Palácio das Esmeraldas.

“Então, Gustavo pode trilhar o caminho de ser deputado, sendo o mais votado”, fala o cientista político e professor da UFG sobre a popularidade de Mendanha, que transborda Aparecida. “Resolveria o problema de não ter representantes na Câmara e ainda levaria um ou dois consigo”, observa.