DROGAS

PF prende parente de Davi Alcolumbre com ‘grande quantidade de dinheiro’ no Amapá

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (20), Isaac Alcolumbre, parente do ex-presidente…

Davi PEC dos Precatórios deve ir para CCJ do Senado no fim do mêsfoi presidente do Senado entre 2019 e 2021
PEC dos Precatórios deve ir para CCJ do Senado no fim do mês - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (20), Isaac Alcolumbre, parente do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo.

O superintendente da PF no estado, Anderson de Andrade Bichara, disse que Isaac foi detido “com uma grande quantidade de dinheiro, que ainda está sendo contada”.

Isaac Alcolumbre é dono de um aeródromo certificado por onde transitariam aviões do tráfico internacional de drogas. As aeronaves seriam oriundas da Venezuela e Colômbia.

“O aeródromo servia de base para a rota do tráfico internacional de drogas”, disse o superintendente.

Bichara confirmou que a família de Isaac “é envolvida com política”, mas não soube precisar o parentesco dele com o senador. Mas, de acordo com o Jornal O Tempo, Isaac seria primo de Davi, foi ex-deputado estadual, é fazendeiro e tem imóveis e postos de combustíveis no Amapá.

Operação que prendeu parente de Davi Alcolumbre chama-se Vikare

O objetivo da operação é desarticular grupos criminosos que atuam no tráfico internacional de drogas através do uso de aeronaves e empresas para mascarar o transporte de entorpecentes para vários estados brasileiros e países da América do Sul.

A investigação teve início no Amapá em maio do ano passado. Além do estado, a PF cumpre 73 mandados, sendo 24 de prisão e 49 de busca e apreensão, em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará e Piauí.

A investigação da PF identificou que o estado nortista era um ponto logístico da organização criminosa. Segundo as investigação, o aeródromo de Isaac Alcolumbre suspostamente servia como ponto de abastecimento e manutenção das aeronaves.

A PF solicitou o sequestro de bens de 68 investigados, entre aeronaves, embarcações e o bloqueio de R$ 5,8 milhões em bens.

*Com informações da Folha de SP e Jornal O Tempo