POLÍTICA

PGR aciona STF para que Gustavo Gayer seja ouvido por fala racista sobre africanos

Ainda em junho, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, enviou pedido denúncias a quatro órgãos pelas falas

Deputado goiano confirma baixa de 14 pessoas em comitiva de Bolsonaro para posse de Milei
Deputado Gustavo Gayer (Foto: Câmara dos Deputados)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), no último sábado (23), para que realize oitiva com o deputado federal por Goiás Gustavo Gayer (PL). O parlamentar fez declarações racistas contra africanos em um podcast, em junho deste ano.

Na manifestação da PGR, a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo pontuou que é preciso ouvir o deputado federal e, assim, avaliar a possibilidade de abertura de inquérito contra ele.

Ainda em junho, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, enviou pedido denúncias ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal (PF), à Câmara dos Deputados e à própria PGR contra Gustavo Gayer após as falas racistas.

Gustavo Gayer e as falas racistas

No podcast, Gustavo Gayer responde ao apresentador do programa “Três Irmãos Podcast”, Rodrigo Arantes, que afirma existirem macacos com Q.I. 90 enquanto na África o QI médio seria de 72. O parlamentar, então, faz uma correlação entre suposto baixo Q.I. da população e ditaduras no continente, sem qualquer contexto social, econômico ou histórico.

Após o anúncio da denúncia contra Gayer, o deputado elevou o tom contra o ministro. “Mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto”, escreveu no Twitter.