GOIÂNIA

PL que inclui academias na lista de atividades essenciais segue para sanção

O projeto de lei (PL) que inclui academias de ginástica e congêneres na lista de…

O Tribunal de Justiça de Goiás suspendeu, na noite de terça-feira (23), a liminar que autorizava o funcionamento de oitos academias em Itumbiara. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Há desde aqueles que aguardam a imunização completa aos que só deixaram de ir quando o local fechou as portas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O projeto de lei (PL) que inclui academias de ginástica e congêneres na lista de atividades essenciais em tempos de crises sanitárias em Goiânia segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). A matéria foi aprovada ainda no último dia 15 de abril em segunda votação na Câmara Municipal.

Em entrevista, o prefeito já disse que, caso seja sancionado, não significa que estabelecimentos estejam livres dos decretos municipais que estabelecem normas sanitárias a serem cumpridas, pois “seguirão as limitações dos decretos“.

Na justificativa, o autor da proposta, o ex-verador Denício Trindade, diz que a prática de exercícios diminui a morte por doenças cardiovasculares, diminui incidência de câncer, mantêm controle da glicemia, além de diminuir a depressão.

“Fica claro que privar as pessoas de atividade física pode ter efeitos nefastos em suas vidas, gerando um elevado ônus social e econômico com intervenções posteriormente necessárias. Mesmo neste momento delicado, em que o risco de contaminação é iminente, o exercício é importante, já que, se feito adequadamente, fortalece a imunidade e diminui o risco de adoecimento”, aponta a justificativa.