BASTIDORES DO PODER

PP pode indicar substituto de Vitti na SIC

Presidente da sigla quer garantia de vaga na chapa caiadista

PP pode indicar substituto de Vitti na SIC
PP pode indicar substituto de Vitti na SIC (Foto: Divulgação)

Em meio à busca por alianças para formar uma chapa forte para as eleições do ano que vem, o governador Ronaldo Caiado (DEM) e seu provável adversário, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Sem Partido), têm conversado e tentado fechar com partidos em Goiás que possuem grande número de filiados, prefeitos e um bom tempo de TV. Um deles é o PP, comandado pelo ex-deputado federal Alexandre Baldy. A coluna apurou que o governador ofereceu ao PP a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC). O partido faria a indicação de um nome para substituir o atual secretário, José Vitti, que vai deixar o cargo para ser candidato a deputado estadual em 2022. Segundo informações dos bastidores, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), e o deputado federal Adriano do Baldy (PP) ficaram animados com a proposta de Caiado, mas Alexandre Baldy ainda não bateu o martelo. O ex-ministro e pré-candidato ao Senado em Goiás quer ter a certeza que ele terá a vaga na chapa caiadista.

Prazo

Baldy disse hoje, em entrevista à rádio Nova, de Anápolis, que, no máximo até dezembro, deixará o governo paulista.

Pressão

Há uma cobrança do PSDB goiano para que o governo de João Dória não mantenha possíveis candidatos ao Senado em Goiás nos seus quadros de secretários, Alexandre Baldy e o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD). Nos bastidores do tucanato, a justificativa é que os dois nomes têm conversado com o governador Ronaldo Caiado para compor a chapa do democrata no ano que vem.

Arestas

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, se reuniu, na última semana, três vezes com Caiado, no Palácio das Esmeraldas.

União Brasil

Caiado participou, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, do evento que efetivou a fusão do DEM e o PSL num processo que resultará na criação de uma nova sigla, a União Brasil.

2022

A partir da determinação das convenções, será formada uma comissão instituidora, que enviará o processo de fusão do DEM e do PSL ao TSE. A expectativa é que o partido seja oficializado pela Justiça até fevereiro.