ELEIÇÃO 2023

Prefeitos goianos vão às urnas em votação de conselheiro tutelar

Votação vai até às 17h deste domingo

Prefeitos goianos vão às urnas em votação de conselheiro tutelar
Prefeitos goianos vão às urnas em votação de conselheiro tutelar (Fotos: Reprodução)

Este domingo (1º) marca o retorno de eleitores às urnas de todo o País e, claro, de Goiás para eleger os seus representantes para compor os conselhos tutelares de seus respectivos municípios. Entre os votantes, também participam os prefeitos goianos.

Em Anápolis, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) esteve na Faculdade Fibra, às 11h30, para exercer a cidadania. Ele estava acompanhado da deputada estadual e primeira-dama do município, Vivian Naves (PP).

Por volta das 14h, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), também garantiu o voto, ao lado da primeira-dama Sulnara Santana, na Escola Santa Tereza de Ávila no aeroporto Sul. “Fazendo o dever cívico. Como prefeito, eu sei a importância de um conselho tutelar forte e atuante. Por isso eu e a primeira-dama Sulnara já fizemos nosso dever de casa e acabamos de votar em nossos conselheiros”, declarou.

Ao todo, serão eleitos 1.315 titulares e 1.315 suplentes em todo o estado de Goiás. No entanto, apenas 10 municípios possuem mais de um conselho tutelar, que são divididos em regiões. Goiânia tem 10, em Aparecida são 4 e Anápolis, 3. Senador Canedo, Trindade, Rio Verde, Caldas Novas, Luziânia, Formosa e Valparaíso são 2.

O Mais Goiás também procurou a assessoria do prefeito de Goiânia para saber se ele tinham votado. Não houve retorno até o fechamento da matéria. Somente na capital são 167 candidatos para 60 vagas – 30 titulares e 30 suplentes.

Ainda é possível ir às urnas. A votação ocorre das 8h às 17h. Todos os eleitores aptos a votar no cadastro da Justiça Eleitoral no dia 1º/10 poderão votar. As eleições dos membros do Conselho Tutelar são de responsabilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob a fiscalização do Ministério Público.

O local de votação pode ser diferente do que o eleitor normalmente vota. Para saber o local de votação, basta digitar o número do Título de Eleitor https://elecons.tre-go.jus.br/consultas/eleitores  e consulte o edital publicado pelo Conselho Tutelar em cada município.