Prefeitos goianos vão às urnas em votação de conselheiro tutelar
Votação vai até às 17h deste domingo

Este domingo (1º) marca o retorno de eleitores às urnas de todo o País e, claro, de Goiás para eleger os seus representantes para compor os conselhos tutelares de seus respectivos municípios. Entre os votantes, também participam os prefeitos goianos.
Em Anápolis, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) esteve na Faculdade Fibra, às 11h30, para exercer a cidadania. Ele estava acompanhado da deputada estadual e primeira-dama do município, Vivian Naves (PP).
Por volta das 14h, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), também garantiu o voto, ao lado da primeira-dama Sulnara Santana, na Escola Santa Tereza de Ávila no aeroporto Sul. “Fazendo o dever cívico. Como prefeito, eu sei a importância de um conselho tutelar forte e atuante. Por isso eu e a primeira-dama Sulnara já fizemos nosso dever de casa e acabamos de votar em nossos conselheiros”, declarou.
Ao todo, serão eleitos 1.315 titulares e 1.315 suplentes em todo o estado de Goiás. No entanto, apenas 10 municípios possuem mais de um conselho tutelar, que são divididos em regiões. Goiânia tem 10, em Aparecida são 4 e Anápolis, 3. Senador Canedo, Trindade, Rio Verde, Caldas Novas, Luziânia, Formosa e Valparaíso são 2.
O Mais Goiás também procurou a assessoria do prefeito de Goiânia para saber se ele tinham votado. Não houve retorno até o fechamento da matéria. Somente na capital são 167 candidatos para 60 vagas – 30 titulares e 30 suplentes.
Ainda é possível ir às urnas. A votação ocorre das 8h às 17h. Todos os eleitores aptos a votar no cadastro da Justiça Eleitoral no dia 1º/10 poderão votar. As eleições dos membros do Conselho Tutelar são de responsabilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob a fiscalização do Ministério Público.
O local de votação pode ser diferente do que o eleitor normalmente vota. Para saber o local de votação, basta digitar o número do Título de Eleitor https://elecons.tre-go.jus.br/consultas/eleitores e consulte o edital publicado pelo Conselho Tutelar em cada município.