COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Prefeitura de Aparecida investe 160 milhões para modernizar iluminação 

Serviço já chegou aos setores Santa Luzia e Chácara São Pedro

Mais de 6.700 pontos já receberam a nova tecnologia (foto divulgação)

O programa Ilumina Aparecida segue avançando na modernização da iluminação pública em Aparecida de Goiânia. Nos setores Santa Luzia e Chácara São Pedro, os serviços estão em fase final. No Santa Luzia, 698 pontos já foram substituídos por luminárias de LED e passam por testes. No Chácara São Pedro, 755 pontos foram modernizados.

Na última sexta-feira (2), a Prefeitura iniciou a substituição de 2.463 luminárias no Buriti Sereno, maior bairro da cidade. Desde o início do programa, em março, mais de 6.700 pontos já receberam a nova tecnologia em bairros como Garavelo, Vera Cruz, Jardim Tiradentes, Aeroporto Sul e Madre Germana.

“Estamos oferecendo uma cidade mais iluminada, segura e moderna. A iluminação de LED melhora a qualidade de vida e o uso dos espaços públicos”, destacou o prefeito Leandro Vilela.

A próxima etapa inclui os setores Rosa dos Ventos (678 pontos), Cidade Livre (552) e Cidade Satélite São Luiz (716). Os trabalhos são realizados prioritariamente à noite, garantindo agilidade e menor impacto ao trânsito.

Além da modernização, o serviço de manutenção segue ativo. Só em abril, 3.929 lâmpadas queimadas foram trocadas, atendendo pedidos da população por canais oficiais e rondas técnicas.

Com investimento inicial de R$ 160 milhões e previsão de até R$ 581 milhões ao longo de 24 anos, o Ilumina Aparecida é executado por meio de PPP com o Consórcio Luz Pública. A meta é trocar até 73 mil pontos até o fim de 2025. Além da economia de energia, as novas luminárias incluem sensores inteligentes e futuramente poderão contribuir com segurança e conectividade urbana.