COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Prefeitura de Goiânia derruba casas no Estrela Dalva após lançar programa para regularizar moradias

Em nota, gestão afirma que a medida visa impedir o avanço desordenado sobre área pública

Casas em construção são demolidas (foto Jardim Balneário Notícias)

A Prefeitura de Goiânia demoliu casas em construção no setor Estrela Dalva apenas dois meses após o lançamento do programa “Minha Escritura”, com a promessa de regularizar 40 mil moradias em Goiânia. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (2/5) e contradiz contraste o discurso institucional de promoção da moradia digna e a realidade enfrentada por famílias em situação de vulnerabilidade.

O programa“Minha Escritura” foi lançado em abril deste ano em eventos públicos com a presença do prefeito Sandro Mabel. Segundo a prefeitura, a ideia é combater a insegurança jurídica, reduzir conflitos fundiários e garantir títulos definitivos para milhares de famílias.

Mas no Estrela Dalva, região Oeste da capital, o cenário foi outro. Com base em decisão judicial, a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) demoliu imóveis ainda não habitados, sob justificativa de coibir novas ocupações irregulares. 

Por meio de nota, a Prefeitura afirma que a medida visa impedir o avanço desordenado sobre área pública, mas a forma como tudo ocorreu deixaram rastros que atingiram o prefeito de Goiânia, ainda mais porque há registros de campanha em que Mabel promete regularizar a situação dos habitantes da região.

Além disso, durante a operação, um fiscal da Prefeitura se recusou a prestar esclarecimentos a um repórter da TV Sucesso Band, ironizou os questionamentos e afirmou que os servidores estavam no local apenas “passeando”. O episódio foi interpretado por moradores como reflexo da forma desrespeitosa com que estão sendo tratados.