SERVIDORES MUNICIPAIS

Prefeitura de Goiânia prepara envio de data-base de 12,13% à Câmara

A prefeitura de Goiânia prepara projeto que estabelece pagamento da data-base 2022, em parcela única,…

Prefeitura de Goiânia publicará nomeação demais de 1,5 mil servidores nesta 2ª
Paço Municipal (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Goiânia prepara projeto que estabelece pagamento da data-base 2022, em parcela única, para envio à Câmara Municipal. O reajuste deve ser da ordem de 12,13%, com correção de defasagem salarial, no mês de dezembro, para os servidores municipais.

A promessa é que o projeto seja enviado até a próxima sexta-feira (23). A proposta ainda deve ser discutida com as categorias.

Segundo o Paço Municipal, a proposta ocorre após estudos de impacto no orçamento realizados pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O valor é correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de maio de 2021 a abril de 2022.

A iniciativa beneficia 26 mil servidores, com  exceção dos professores, que têm direito ao piso salarial nacional, e algumas categorias de administrativos, cujo projeto de lei do plano de carreira será encaminhado até o dia 23 de setembro para apreciação da Câmara Municipal. O município possui 46.244 servidores.

Com isso, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) afirma que vai totalizar o pagamento de três datas-bases, somente neste ano, relativas aos anos de 2020, 2021 e 2022.

“Conseguimos honrar com todos os compromissos, data-base, progressões e tudo que eles têm de direito. Assim, podemos contar com nossos colaboradores motivados”, diz Rogério Cruz.

Impacto

Segundo cálculos da Sefin, o reajuste trará impacto da ordem de R$ 253 milhões aos cofres do município, a partir de dezembro, caso seja aprovado. Nas últimas datas-bases, de 2020 e 2021, quitadas em maio, retroativas a abril, o impacto foi de R$ 139 milhões.