IMBRÓGLIO

Prefeitura suspende venda da folha de pagamento dos servidores de Goiânia

A prefeitura suspendeu o pregão da folha de pagamentos dos servidores de Goiânia. O processo…

Xô Covid! Órgãos da Prefeitura de Goiânia enfrentam surto de Covid na primeira semana do ano
Xô Covid! Órgãos da Prefeitura de Goiânia enfrentam surto de Covid na primeira semana do ano (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

A prefeitura suspendeu o pregão da folha de pagamentos dos servidores de Goiânia. O processo havia sido iniciado na terça-feira (28), após proposta única de R$ 165 milhões por parte do banco Itaú. A previsão é de que o processo seja retomado até o dia 11 de janeiro.

A suspensão ocorreu após a Comissão de Licitação do Paço Municipal solicitar revisão do valor estabelecido pelo banco Itaú.

A instituição financeira alegou insegurança jurídica causada pelo veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto que permitia que municípios e estados escolhessem bancos para movimentações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com o veto, as prefeituras e estados têm de usar conta única, definida especificamente para executar a folha de pagamento dos profissionais da educação, sem poder movimentar para outras contas. Assim, o Itaú alegou insegurança jurídica no processo e propôs um menor valor, o que desagradou o Paço Municipal.

Venda da folha de pagamento de servidores de Goiânia tem complicações

O processo de venda da folha de pagamentos de Goiânia virou uma novela. O certame estava previsto para ser realizado no dia 8 de novembro, mas foi remarcado para 26 do mesmo mês, com mudanças no edital.

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, entretanto, determinou a suspensão da licitação da venda da folha de pagamento dos servidores de Goiânia após o conselheiro Sérgio Antônio de Castro contestar previsão de investimento de 30% do patrimônio pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Imas) na instituição vencedora do certame.

A prefeitura, então, fez as alterações solicitadas e realizou nova convocação. Agora, o processo foi novamente suspenso.