Presidente do PL compara Bolsonaro a Che Guevara: ‘carisma brutal’
Valdemar Costa Neto afirma que daqui a 30 ou 40 anos, haverá pessoas nas ruas vestindo camiseta com rosto de Bolsonaro
Em um debate promovido pelo grupo empresarial Esfera Brasil em São Paulo, nesta segunda-feira (25), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um dos líderes da revolução cubana, Ernesto Che Guevara, e afirmou que ambos são personagens dotados de um “carisma brutal”. “Daqui 30, 40 anos, você também vai ver gente com camiseta do Bolsonaro”, afirmou.
Valdemar falava do poder de transferência de votos que Bolsonaro tem e da influência que ele terá nas eleições de 2026. O ex-presidente está inelegível e é réu no STF por tentativa de golpe de Estado em 2022. Ele cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares.
“É inacreditável a força de transferência do voto do Bolsonaro. O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos na Justiça] tão fazendo com que ele vire um Che Guevara. O Che Guevara tinha um carisma como o Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje. Tanto que o Fidel não colocou ele pra fora de Cuba, não sossegou. Porque ele atrapalhava a vida do Fidel. Ele tinha um carisma brutal”, afirmou o presidente do PL.
Valdemar negou que Bolsonaro tenha participado da conspiração que visava impedir Lula de tomar posse como presidente da República e que tampouco tenha feito parte do planejamento para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Você pode planejar um assassinato e, desde que não faça nada, não pode ser condenado. Você pode planejar um golpe e não fez nada… Ninguém fez nada. Tentaram ‘ah, vamos matar o Alexandre [de Moraes]’. Fizeram? Fizeram. Tentaram? Fizeram alguma coisa? Não fizeram…”, afirmou.
No evento, Costa Neto também disse que Bolsonaro ainda tem chances de ser candidato em 2026 a presidente. “Quero dizer pra vocês o seguinte, o Bolsonaro tem grandes chances de ser candidato. Porque não tem como condená-lo. Vão ter que discutir o golpe, aliás, o que eles chamam de golpe. Que são 20 pés de chinelo quebrando as coisas. Isso é golpe?”, declarou.
Leia também
- “Se Bolsonaro estivesse livre, sarava na hora”, diz Valdemar Costa Neto
- Valdemar banca candidatura de Wilder Morais ao Governo em 2026
- Bolsonaro recebeu R$ 30 milhões em um ano, aponta relatório usado pela PF
- PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em inquérito sobre atuação nos EUA