ELEIÇÃO 2022

Presidente do PT fala em pauta comum com PSDB, mas não em aliança eleitoral

Nesta semana, o presidente do PSDB Goiás José Eliton disse ao jornal O Popular sobre…

Presidente do PT fala em pauta comum com PSDB, mas não em aliança eleitoral
Presidente do PT fala em pauta comum com PSDB, mas não em aliança eleitoral (Foto: Reprodução)

Nesta semana, o presidente do PSDB Goiás José Eliton disse ao jornal O Popular sobre a possibilidade de uma aliança com o PT. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) reagiu rápido e descartou a união. A presidente do PT Goiás Katia Maria comentou o fato. “Temos uma pauta comum pela democracia, mas não significa aliança eleitoral”, disse ela em entrevista ao Podcast Poder em Jogo, que vai ao ar nesta sexta (28).

Sobre as divergências, a petista diz que “eles precisam resolver a opinião dentro de casa. Cabe a mim fortalecer o PT para a eleição de 2022”, resumiu.

Vale lembrar, quando estava prestes a assumir o comando do PSDB Goiás, o ex-governador José Eliton já havia antecipado que gostaria de formar uma frente ampla de oposição para o pleito de 2022, inclusive, abrindo diálogo com o PT e o MDB. “Com todos que quiserem conversar”, declarou à época.

A conversa de uma possível aliança ganhou força após um encontro dos ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Nenhum dos dois falou em aliança, mas o tucano já admitiu que votaria em Lula contra Bolsonaro, apesar de garantir quem o PSDB terá candidato à presidência, no ano que vem.

Segundo Katia, todas as conversas feitas pelo partido, que é nacional, são para o fortalecimento da democracia, diversidade e pensamentos. “Não necessariamente passa por aliança eleitoral. Algumas avançam mais, outras menos. Quem sabe no segundo turno se encontrar contra o projeto autoritário que se encontra no Brasil…”

PDT

Nesta semana, em entrevista ao Mais Goiás, o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse discordar da estratégia de Ciro Gomes, presidenciável assumido, em fazer ataques a Lula. Segundo ele, o foco deve ser o governo Bolsonaro.

Ele também disse que acredita em segundo turno com Ciro e Lula. Katia, contudo, brinca e diz que prefere a opinião do economista Delfim Netto, que afirmou que o ex-presidente do PT seria eleito em primeiro turno.

Sobre os ataques de Ciro, ela afirma que o pedetista é um grande nome, mas faz uma estratégia equivocada. “Mas parece que não tem feito muito efeito”, diz.