ENCONTRO PARTIDÁRIO

Presidente nacional do Republicanos que entende decisão de Rogério Cruz de apoiar Caiado

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse durante anúncio de apoio à pré-candidatura de Gustavo…

Rogério precisa estar alinhado com Caiado por interesses do município, diz presidente do Republicanos
Rogério precisa estar alinhado com Caiado por interesses do município, diz presidente do Republicanos (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse durante anúncio de apoio à pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota), que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não deve estar alinhado com a sigla. “Precisa estar alinhado com o governador [Ronaldo Caiado] por interesses do município [de Goiânia]”, afirmou em coletiva.

Na ocasião, também foi lançada à pré-candidatura de João Campos (Republicanos) para compor a chapa de Mendanha na disputa ao Senado. Marcos lembrou que teve uma conversa com Caiado sobre composição.

“Conversei por telefone e disse que não abriríamos mão da candidatura e João Campos ao Senado. Tentamos construir, inclusive, com ele, mas não foi possível”, declarou.

João Campos e Mendanha

Durante a coletiva, João Campos afirma que, apesar da posição de Rogério, permanece a relação sadia e de cordialidade. “Assim se manterá.” Para ele, não há racha no partido, pois existe respeito.

“A decisão do prefeito Rogério, em harmonia com outros prefeitos, leva em conta a decisão do partido de dar liberdade em relação a governador, até porque não temos candidato ao governo. Então não tem porque exigir apoio em relação ao governo.”

Mendanha, por sua vez, explicou que a ideia, além de aliança partidária, é construir aliança com o povo. “Agora, eu e o João precisamos correr o Estado de Goiás, junto com os partidos aliados.”

Encontro

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (13), em um hotel de Goiânia. Na ocasião, participaram pré-candidatos a deputado estadual e federal, além do presidente estadual João Campos e do presidente nacional, Marcos Pereira, e o próprio Gustavo Mendanha.

O presidente estadual do Patriota, Jorcelino Braga, o deputado federal Alcides Rodrigues (Patriota), o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), o ex-deputado Jovair Arantes, a deputada federal Magda Mofatto (PL) e outras lideranças também prestigiaram.

Dissidentes do Republicanos

Há pouco, o deputado estadual e pré-candidato à Câmara Federal, Rafael Gouveia (Republicanos), afirmou ao Mais Goiás que a “ampla maioria” do partido já declarou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Segundo ele, a questão está apaziguada internamente.

Rafael também pontuou que, apesar do apoio à reeleição do governador Caiado, fará palanque para o pré-candidato ao Senado João Campos, seu correligionário. “Apoiarei Caiado e João Campos. Não teria nenhum sentido não apoiá-lo.”

Além de Gouveia, nomes do partido como o do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do deputado estadual Jeferson Rodrigues já anunciaram preferência por Ronaldo Caiado. Inclusive, em relação aos apoios divergentes da aliança formal do Republicanos, a assessoria do presidente estadual da sigla, João Campos, informou que os filiados podem caminhar com quem quiser – em relação ao governo.

Mendanha, por sua vez, disse que está aberto ao diálogo com os dissidentes.