RECONHECIMENTO

Professor que morreu de covid dará nome a campus da UEG em Anápolis

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação, de forma unânime,…

Assembleia aprova projeto que altera nome da UEG de Anápolis e homenageia professor morto por Covid
Assembleia aprova projeto que altera nome da UEG de Anápolis e homenageia professor morto por Covid (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda e definitiva votação, de forma unânime, a matéria que denomina como Campus Professor Nelson de Abreu Júnior o campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis. O texto aprovado nesta quarta (8) segue, agora, para sanção do governador.

Proposto pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), o projeto de lei 271/21 o educador Nelson de Abreu, que contribuiu para a UEG como professor efetivo desde a sua da instituição em 1999. Foram 26 votos a 0.

“No dia em que o Brasil completou a desoladora marca de mais de 417 mil mortos pela covid-19, o Estado de Goiás perdeu não só para a covid-19, mas também para o negacionismo de tantos, o membro do Conselho Superior Universitário da UEG e professor da Unidade Universitária de Anápolis – Ciências Socioeconômicas e Humanas, Nelson de Abreu Júnior”, justifica Gomide no projeto apresentado em 11 de maio deste ano.

O texto lembra, ainda, que Nelson era muito querido pela comunidade acadêmica do Estado e defensor da UEF. Ele também, conforme a justificativa, “foi um grande apoiador do desenvolvimento de Anápolis e deixou um legado de construção de conhecimento emancipador e libertador”.

“Ao longo de sua trajetória na UEG, sempre em busca de construir uma Universidade melhor, o professor foi diretor do Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH) por dois mandatos, membro do Grupo de Trabalho sobre Avaliação Institucional, membro do Conselho Universitário (CsU), além de participar de várias comissões e grupos de trabalho com toda a comunidade acadêmica”, relembra Gomide.

Falecimento do professor da UEG Nelson de Abreu Júnior

Nelson morreu em 6 de maio de 2021 aos 57 anos de Covid-19. Ele foi sepultado, na sexta-feira (7), no Memorial Park.

Ele era membro do Conselho Superior Universitário e professor da UEG. À época, foi decretado luto oficial de três dias na universidade.