DIFAMAÇÃO

Professora se retratará por áudio sobre vibrador contra secretário de Senador Canedo

Após acordo, uma professora deverá indenizar em R$ 5 mil o secretário Governança, Gestão e…

Professora se retratará por áudio sobre vibrador contra secretário de Senador Canedo
Professora se retratará por áudio sobre vibrador contra secretário de Senador Canedo (Foto: Reprodução/Freepik)

Após acordo, uma professora deverá indenizar em R$ 5 mil o secretário Governança, Gestão e Planejamento de Senador Canedo, Sidney Pires, e a fazer uma retratação por difamação ocorrida em abril de 2021. O caso tem relação com uma palestra interna voltada ao combate à homofobia que a prefeitura realizou em abril do ano passado com o tema “Cidadania LGBT nas escolas”.

O foco dos trabalhos era combater a homofobia nas salas de aula, mas foi classificado como um “kit gay” e outras situações sem relação por alguns críticos. Segundo os autos, a docente disse que o titular da pasta poderia fazer uma live ensinando alunos a utilizarem vibradores. “Daqui a pouco ele vai fazer live de como usar o vibrador e outros brinquedinhos”, disse em trecho de áudio que o portal teve acesso.

No acordo realizado pela conciliadora Lara Palma Barbosa e homologado pelo juiz Marcelo Lopes de Jesus, consta que “a autora do fato pediu desculpas ao ofendido e se comprometeu a postar, no prazo de 15 dias, no mesmo grupo de whatsapp em que foi publicada a suposta ofensa, o texto de retratação contendo um pedido expresso de desculpas, a informação de que errou, que os comentários feitos por ela não correspondem à verdade e que todas as ações pedagógicas de inclusão são assertivas e necessárias”.

E ainda: “O ofendido aceitou o pedido de desculpas, renunciando ao direito de queixa-crime e à qualquer pedido de indenização na esfera cível referente aos fatos relatados nos presentes autos.”

À época, a prefeitura informou que a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel) – da qual Sidney era titular – consistia em uma palestra para o público interno da pasta. O evento aconteceu em 8 de abril de 2021 com o tema “Cidadania LGBT nas escolas”.

Em nota enviada ao Mais Goiás naquele momento, a prefeitura esclareceu que jamais existiu discussão ou projeto referente à criação ou confecção do chamado “Kit Gay”. Ressaltou, ainda, que a palestra teve como objetivo abordar a temática com servidores da pasta, visando a discussão e aprimoramento das ações de combate à homofobia em sala de aula.