Alego

Projeto obriga funcionário público a usar crachá de identificação

Está em tramitação na Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco…

Está em tramitação na Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Júnior (PSD) que obriga todos os funcionários públicos, estagiários e prestadores de serviço no estado de Goiás a utilizarem crachá de identificação.

O projeto determinar que o crachá seja colocado e lugar visível e tenha informações que permitam a identificação do usuário. O crachá deverá conter: nome, fotografia, cargo, tipo sanguíneo, número da matrícula e registro civil.

No caso dos servidores, comissionados ou efetivos, o cartão de identificação deve ser fornecido pelo poder público. Já para os estagiários e os prestadores de serviço o crachá deve ser fornecido pelas empresas contraentes ou convênios.

“O crachá é um cartão de identificação e serve para que as pessoas possam perceber que o funcionário faz parte do quadro de servidores de uma empresa ou órgão. O seu uso traz segurança para o empregado e para o ambiente de trabalho de uma forma geral, porque impede que uma pessoa que não porta o crachá acesse determinados setores ou determinados ambientes do local de trabalho”, enfatiza o deputado.