INCLUSÃO

Projeto obriga prefeitura a fornecer tablets para alunos autistas da rede municipal em Goiânia

Texto ainda depende de sanção do Executivo

Orfãos da Covid podem ter prioridade na matrícula de CMEIs de Goiânia
Orfãos da Covid podem ter prioridade na matrícula de CMEIs de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Câmara de Goiânia aprovou de forma definitiva um projeto de lei que obriga fornecimento de tablets com software de comunicação facilitada para alunos autistas e com paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala nas escolas municipais. O texto passou nesta terça-feira (5).

De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), a matéria prevê que os equipamentos serão adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e poderão ser solicitados pela unidade escolar em que o aluno esteja matriculado.

Para o autor, “o acesso a esse tipo de tecnologia por crianças com deficiência é muitas vezes o primeiro passo para o desenvolvimento infantil, acesso à educação, participação em esportes e vida em comunidade e preparação para o emprego”. Ele cita, ainda, que essas crianças têm desafios adicionais e que exigem ajustes ou substituições frequentes do equipamentos.

Ainda de acordo com ele, “o projeto tem como base a política goianiense de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que prevê, entre outras coisas, eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas para garantir comunicação e acesso à informação”. A matéria precisa de sanção do Executivo.