QUESTÃO SANITÁRIA

Projeto visa instalação de banheiros químicos em feiras livres goianas

Ainda em abril, um decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) flexibilizou o isolamento e, dentre…

Projeto visa instalação de banheiros químicos em feiras livres goianas
Projeto visa instalação de banheiros químicos em feiras livres goianas

Ainda em abril, um decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) flexibilizou o isolamento e, dentre outras coisas, permitiu o funcionamento de “feiras livres de hortifrutigranjeiros, desde que observadas as boas práticas de operação padronizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, sendo vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores”. Cerca de um mês depois, foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) uma matéria para obrigar a instalação de banheiros químicos e a disponibilização de álcool em gel nestes locais.

“Os aspectos higiênicos e sanitários precisam ser levados em consideração quando se trata do manuseio e a exposição dos alimentos em observância à saúde do feirante e do consumidor, visando à diminuição dos riscos de contaminação e proliferação de doenças como, por exemplo, a Covid-19”, afirma Wilde Cambão (PSD), propositor da proposta nº 2.041/20, que trata do assunto.

Segundo justificativa do parlamentar, “por mais que as normas vigentes impostas pela Vigilância Sanitária sejam cumpridas na sua integralidade pelos feirantes, há de se ressaltar a ausência de um item indispensável nas feiras livres, sanitários para uso exclusivo dos seus usuários, feirantes ou compradores, para satisfazerem suas necessidades”.

Também conforme exposto no texto, “fica proibida a cobrança de qualquer taxa para a utilização dos banheiros químicos”. As feiras livres realizadas em locais que disponham dessas instalações estão desobrigadas da implementação de banheiros químicos.

Ao Mais Goiás, Cambão defendeu a medida. “Culturalmente o povo goiano goiano gosta muito de feiras e dos produtos encontrados nelas. Levando em consideração que também são importantes fontes de renda e trabalho, percebemos que o Estado pode contribuir desta maneira, oferecendo banheiros químicos equipados com álcool em gel como mais uma forma de prevenção contra o coronavírus.”