ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Em nota, assessoria de Vanderlan diz que candidatura a prefeito já é certa

O PSD já decidiu que o senador Vanderlan Cardoso será seu candidato à prefeitura de…

Vaderlan é certo na disputa em Goiânia mesmo sem apoio do DEM
Vaderlan é certo na disputa em Goiânia mesmo sem apoio do DEM

O PSD já decidiu que o senador Vanderlan Cardoso será seu candidato à prefeitura de Goiânia. Em nota, assessoria do senador diz que ele vai participar da disputa mesmo sem o apoio do DEM, partido do governador Ronaldo Caiado, com quem Vanderlan se reuniu nos últimos dias.

A nota da assessoria diz que “a cúpula da legenda se reuniu nesse fim de semana em posse dos números das últimas pesquisas e elas apontam larga vantagem do senador em relação aos demais concorrentes. Isso motivou a troca dos nomes dentro do partido”.

Ainda segundo o texto, o deputado federal Francisco Júnior, até então o pré-candidato da sigla, “participou ativamente de toda movimentação e foi um dos principais apoiadores dessa mudança. Vanderlan e Francisco já tinham um acordo de que, quem fosse escolhido candidato receberia integral apoio do outro. E isso está acontecendo na prática, agora”.

Confira a nota na íntegra:

“O PSD definiu que o senador Vanderlan Cardoso será o candidato do partido nas eleições municipais de Goiânia nesse ano. A cúpula da legenda se reuniu nesse fim de semana em posse dos números das últimas pesquisas e elas apontam larga vantagem do senador em relação aos demais concorrentes. Isso motivou a troca dos nomes dentro do partido.

O deputado Francisco Júnior participou ativamente de toda movimentação e foi um dos principais apoiadores dessa mudança. Vanderlan e Francisco já tinham um acordo de que, quem fosse escolhido candidato receberia integral apoio do outro. E isso está acontecendo na prática, agora.

Vanderlan, que vinha dizendo que só sairia do Senado para disputar a prefeitura se isso fosse a vontade da população, viu nas pesquisas o indicativo de que o goianiense escolheu ter ele na prefeitura nesse momento que Iris Rezende optou pela aposentadoria. Tocador de obras e gestor eficiente, Vanderlan tem todas as características para assumir, e dar continuidade, no trabalho que está sendo feito pelo prefeito Iris.”

Francisco Jr. teria sido um dos principais apoiadores da mudança (Foto: Portal Câmara dos Deputados)

Reunião com Caiado?

A assessoria, por sua vez, não confirmou se haverá, de fato, uma reunião entre Vanderlan e Ronaldo Caiado (DEM). Contudo, informações de bastidores sugerem que o encontro irá acontecer, nesta tarde.

O presidente do PSD em Goiânia, Simeyzon Silveira, disse que não confirmaria nenhuma agenda do partido. “Até porquê, isso é estratégico.” Segundo ele, desde a definição do nome de Vanderlan, o partido já definiu uma série de reuniões com os partidos que se abriram para conversar. “A única certeza é a candidatura de Vanderlan.”

O Mais Goiás também tentou contato presidente estadual Vilmar Rocha, mas não teve sucesso. Livio Luciano, presidente municipal do DEM também não retornou às ligações.

Cotado para vice de Maguito, Lucas Calil defende união do MDB com PSD

Maguito Vilela, Lucas Calil e Daniel Vilela (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Lucas Calil

Deputado estadual de oposição, Lucas Calil (PSD) foi procurado para falar sobre o assunto. O legislador, vale lembrar, defendia uma união de MDB e PSD neste pleito.

Eu deixei muito claro a minha insatisfação com a base do governo, principalmente indicando vice. É uma aliança oportunista, estão pensando mais no processo eleitoral do que na população”, declara. Segundo ele, Caiado possui três ou quatro candidatos na cidade, como Wilder e Virmondes, e não apoiou nenhum.

“Só está pensando na reeleição dele, em 2022.” Questionado sobre Vanderlan, ele afirma que o senador será cobrado por este oportunismo eleitoral.

Calil diz, ainda, que o partido foi eleito como oposição e, por isso, continuará ele desta forma na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Além disso, afirma que não pensa em deixar a sigla, mas espera a posição do vice de Vanderlan – para ver se confirma a indicação do governo estadual – para se manifestar de forma mais contundente.

Francisco Júnior

Vale lembrar que em nota oficial do PSD – inclusive divulgada no Facebook oficial do presidente estadual, Vilmar Rocha –, em 5 de julho, o partido disse que já havia batido o martelo pelo nome de Francisco Júnior. “O senador Vanderlan Cardoso (…) decidiu não manter sua pré-candidatura para continuar o bom trabalho que vem fazendo no Senado Federal. Pautas econômicas de grande importância, como a Reforma Tributária (que é defendida pelo senador desde a sua campanha), serão discutidas na Casa Legislativa em breve e, por isso, a defesa que ele tem feito em favor da liberdade econômica e de impostos justos será ainda mais necessária para ajudar todo o Brasil.”

O deputado federal Francisco Júnior, por sua vez, ainda aguarda para se manifestar. O parlamentar se reúne com sua equipe interna nesta segunda-feira (14), à tarde, e, com isso, pode haver um posicionamento em breve.