NOME DE ESQUERDA

PSOL anuncia primeira pré-candidata ao Senado por Goiás neste pleito

"Os nomes que têm se apresentado ao povo goiano são os mesmos que contribuem e dão sustentação às políticas do governo Bolsonaro", diz Manu Jacob

PSOL pode retomar diálogo com PT para aliança, caso candidato seja Wolmir
PSOL pode retomar diálogo com PT para aliança, caso candidato seja Wolmir (Foto: Divulgação)

A ex-candidata à prefeitura de Goiânia pelo PSOL, Manu Jacob, é a primeira pré-candidata ao Senado por Goiás. Entre os atuais nomes estão: Delegado Waldir e Zacharias Calil, pelo União Brasil; João Campos (Republicanos); Wilder Morais (PL); Luiz do Carmo (PSC); e Alexandre Baldy (PP).

Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob, a Manu, é presidente do PSOL em Goiânia. Com o anúncio, ela também é a única representa da esquerda na disputa ao Senado.

Ao portal, ela diz que colocou a pré-candidatura como alternativa que represente os interesses da classe trabalhadora, “uma vez que os nomes que têm se apresentado ao povo goiano são os mesmos que contribuem e dão sustentação às políticas do governo Bolsonaro e dos grupos que orbitam ao seu redor”.

Ela reforça, contudo, que se trata de uma decisão inicial, “tirada pela corrente interna do PSOL ao qual pertenço no intuito de que o partido tenha opções de nomes para fazer as escolhas que atendam a tática eleitoral partidária”.

Questionada sobre o restante da chapa, majoritária, ela afirma que as discussões internas sinalizam a sigla terá candidatura própria para o governo e alguns nomes vêm sendo cogitados. Entre eles, o de Cíntia Dias, presidente estadual da sigla e do professor Weslei Garcia, que disputou o pleito de 2018.