Eleições 2020

PSOL será o primeiro partido a fazer convenção em Goiânia

O PSOL será o primeiro partido a realizar convenções partidárias, em 31 de agosto. De…

Candidata do PSOL por Goiás ao Senado declara R$ 198 mil de patrimônio
Candidata do PSOL por Goiás ao Senado declara R$ 198 mil de patrimônio (Foto: Divulgação)

O PSOL será o primeiro partido a realizar convenções partidárias, em 31 de agosto. De acordo com o calendário eleitoral, as legendas deverão definir candidaturas para os cargos de vereador e prefeito, além das alianças majoritárias, entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos políticos a fazerem convenções virtuais para evitar aglomerações e reduzir a chance de propagação da Covid-19. O PSOL fará a convenção logo no primeiro dia autorizado.

A reportagem apurou que, até agora, nenhuma legenda pretende fazer convenção presencial. Algumas cogitam, no máximo, fazer atividade no modelo misto, com algumas pessoas presentes no local do evento e a maior parte do público acompanhando de forma remota, via internet.

O PSOL, contudo, fará uma convenção totalmente virtual. A direção do partido entende que o momento é inapropriado para fazer atividades presenciais. Membros da sigla têm defendido o isolamento social desde o início pandemia da Covid-19.

O nome do partido para a disputa eleitoral em Goiânia é de Hemanuelle Jacob, mais conhecida como Manu Jacob.  Hemanuelle é negra, ativista de direitos humanos, feminista e professora há 14 anos na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino em Goiânia. Ela venceu Mariana Lopes nas prévias do partido.