SABATINA

PT inviabilizou candidatura única de esquerda em Goiás, diz candidata do PSol

A candidata ao governo de Goiás pelo PSol, Cíntia Dias, afirma que o PT inviabilizou…

PSOL Goiás reconduz Cíntia Dias para triênio 2024/2026 neste sábado
PSOL Goiás reconduz Cíntia Dias para triênio 2024/2026 neste sábado (Foto: Rafa Bruger)

A candidata ao governo de Goiás pelo PSol, Cíntia Dias, afirma que o PT inviabilizou o lançamento de uma chapa única de esquerda no Estado. Ela diz que qualquer possibilidade construção de um bloco único foi por água abaixo no momento em que o PT abriu diálogo com os ex-governadores José Eliton (PSB) e Marconi Perillo (PSDB).

Cíntia Dias aponta que essa tentativa de aproximação com a direita, principalmente com o PSDB, contrariou o histórico de lutas do PSol em Goiás.

A candidata diz ainda que o partido dela tentou pressionar o PT para que houvesse convergência em torno de um nome presumidamente de esquerda para o governo do Estado. No entanto, continua Cíntia, o partido do ex-presidente Lula optou por fazer uma aliança com o PSB, que abriga o ex-governador José Eliton.

“A unidade foi inviabilizada pelo PT. Outros partidos que a gente vinha conversando, inclusive mais à esquerda, sentiam dificuldades por a gente estar pressionando o PT”, disse em sabatina ao jornal O Popular na manhã desta segunda-feira (15).

Cíntia diz que é por isso que o PSol resolveu lançar a sua própria chapa. “O PSol traz a única alternativa de esquerda forjada nas lutas sociais. Nos movimentos negros, populares, das mulheres. E que tem o palanque do Lula. Com a representatividade das mulheres para ocupar espaços de poder”, diz .

A despeito do afastamento com PT, a candidata esclarece que o PSol se mantém no palanque do ex-presidente Lula em Goiás.