2024

PT prepara candidatura para prefeitura de Goiânia

Três nomes do partido que disputam a candidatura: Adriana Accorsi, Edward Madureira e Mauro Rubem

Accorsi, Mauro e Edward: não faltam candidatos do PT em Goiânia, diz Gleisi Hoffmann
Accorsi, Mauro e Edward: não faltam candidatos do PT em Goiânia, diz Gleisi Hoffmann (Foto: Léo Iran)

O Partido dos Trabalhadores (PT) pode indicar pré-candidatura à prefeitura de Goiânia já em outubro. Plenária da sigla está marcada para o dia 14 do próximo mês. O evento deverá ter participação de lideranças petistas de âmbito nacional.

O nome mais cotado é o de Adriana Accorsi (PT), que já disputou o cargo em 2020. Ela, que foi deputada estadual, conseguiu se alçar como a sexta mais bem votada para deputada federal em 2022, com 96.714 votos — dos quais 44.560 votos foram de Goiânia.

No entanto, dois candidatos também pleiteiam a vaga: Mauro Rubem e Edward Madureira. O primeiro, foi eleito como deputado estadual, em 2022, com 13.261 votos em Goiânia, diante de um total de 22.304. O segundo conquistou 30.143 votos na capital na mesma eleição — embora os 54.952 votos totais não tenham sido suficientes para levá-lo à Câmara dos Deputados, em Brasília.

“PT precisa definir o quanto antes”, argumenta Madureira

Edward Madureira é ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente é presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, advoga pela definição de candidatura já neste ano.

“Eu sou uma das pessoas que desde o início defendo que o partido deveria tomar uma definição o quanto antes. Com isso, é possível dar tempo para garantir um trabalho mais robusto”, avalia.

Para ele, é preciso que o partido avalie quem tem melhores condições para a disputa. “Não somente nas pesquisas do momento. Cada um dos três tem grande potencial — eu na área de Educação, Mauro na Saúde e Adriana tem grande entrada na sociedade. De qualquer forma, independente da escolha do partido, estarei junto na campanha”, pontua.

Nesta semana, há reunião de integrantes da cúpula do PT em Goiânia e Goiás com o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), para analisar o cenário.