ELIEÇÕES 2022

PT tem 72 pré-candidatos a deputados estaduais e federais inscritos em Goiás

O PT tem 72 pré-candidatos ao legislativo inscritos na Executiva Estadual em Goiás. O nomes…

PT define 5 de agosto como data da convenção estadual
PT define 5 de agosto como data da convenção estadual (Foto: Facebook)

O PT tem 72 pré-candidatos ao legislativo inscritos na Executiva Estadual em Goiás. O nomes foram acolhidos pela direção partidária na última segunda-feira (13) e serão submetidos ao Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores ainda sem data para ser realizado.

Nesta primeira fase, foram inscritos 53 pré-candidaturas para deputado estadual e 19 para federal. No entanto, na composição a ser feita com a federação partidária, com o PV e o PCdoB, o PT indicará 31 estaduais e 14 federais. O restante das vagas serão ocupadas por indicados pelos outros partidos componentes da federação.

“Nossa meta é qualificar a chapa ainda mais e avançar na organização de um time forte para vencer as eleições em Goiás com Lula presidente, governo do Estado e uma bancada expressiva no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa”, pontua a presidente do partido em Goiás, Kátia Maria.

Governo

No âmbito da disputa ao governo estadual, embora tenha pré-candidato, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado (PT), o PT ainda está em fase de suspensão, já que adiou seu encontro estadual anteriormente previsto para 11 de maio.

A expectativa, na ocasião, era de indicação do pré-candidato para federação em busca de consenso para a disputa ao governo estadual. O adiamento ocorreu por orientação do diretório nacional do partido. Há rumores de que o PT poderia apoiar uma possível candidatura de Marconi Perillo (PSDB) ao governo estadual. No entanto, a direção do partido nega.

O nome do ex-governador José Eliton (PSB) chegou a ser cogitado, mas recebeu forte rejeição por parte de partidos de centro-esquerda.