BRASÍLIA

Quem é o goiano Olavo Noleto, escolhido por Lula para ser ministro de Relações Institucionais

Olavo Noleto, de 51 anos, substitui Gleisi Hoffmann, que sairá do cargo em abril para ser candidata ao Senado pelo Paraná

Quem é o goiano Olavo Noleto, escolhido por Lula para ser ministro de Relações Institucionais (Foto: Instagram)
Quem é o goiano Olavo Noleto, escolhido por Lula para ser ministro de Relações Institucionais (Foto: Instagram)

O goiano Olavo Noleto Alves, de 51 anos, foi escolhido pelo presidente Lula para assumir o Ministério das Relações Institucionais no lugar de Gleisi Hoffmann, que deixa o cargo em abril para disputar a eleição para o Senado no Paraná. Atualmente, Olavo é secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

“Será uma substituição muito tranquila. Deve permanecer o nosso secretário atual do Conselhão, Olavo Noleto. Vamos realizar essa transição até março, junto com os líderes do Congresso Nacional“, afirmou Gleisi nesta quarta-feira (27) em entrevista à CNN Brasil.

Olavo é oriundo de Goiânia e filho de jornalistas. O pai dele, Wilmar Alves, já foi inclusive homenageado por bloquinhos de carnaval da Capital e foi preso durante da ditatura militar. Wilmar presidiu o Sindicato dos Jornalistas de Goiás.

Olavo, por sua vez, teve passagens pelo movimento estudantil e foi vice-presidente e tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE). No PT de Goiânia, ele foi presidente do diretório metropolitano e depois alçado à direção nacional do partido. Disputou e perdeu eleição para deputado federal em 2014, terminando com 35,9 mil votos.

Ainda em território goiano, ele foi chefe de gabinete do ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson entre 2001 e 2003, secretário de Projetos da prefeitura de Aparecida de Goiânia (2018) e chefe da Casa Civil da prefeitura de Aparecida (2018-2019).

Já em Brasília, Olavo foi secretário-adjunto de Assuntos Federativos da presidência da República nos períodos de 2003 a 2009 e 2009 a 2015, presidente do Conselho da Transpetro (2014), presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) entre 2015 e 2016, secretário-executivo de Comunicação da Presidência da República (2015-2016), ministro interino da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2015-2016) e ministro interino na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (janeiro de 2025).

Olavo também ocupou cargos públicos na prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, como presidente da Codemar, secretário de comunicação social,  membro do conselho da Codemar e do conselho da Sanemar.