Segunda-feira, 26 de Outubro de 2026
NOVO GOVERNO

Rafael Fonteles é cotado para ser ministro da Fazenda de Lula; Camilo Santana pode ocupar Casa Civil

Senador cearense e governador do Piauí ganharam espaço na campanha do segundo turno; possíveis mudanças ainda dependem de decisões de Lula

Por - Goiânia, GO
Publicado em:
Rafael Fonteles, governador do Piauí

O senador Camilo Santana (PT-CE) e o governador reeleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), são cotados para assumir dois dos principais ministérios no quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Camilo é apontado como possível futuro chefe da Casa Civil, enquanto Fonteles aparece nas discussões sobre o comando do Ministério da Fazenda. A informação foi publicada nesta segunda-feira (26) pela jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

Os dois ganharam influência junto a Lula durante o segundo turno da eleição presidencial. Depois de terminar a primeira etapa da disputa atrás de Flávio Bolsonaro (PL), o presidente promoveu mudanças na coordenação da campanha e ampliou a participação de dirigentes petistas nas decisões eleitorais.

Camilo passou a atuar na articulação política e assumiu a função de porta-voz da campanha. Fonteles, por sua vez, participou da estratégia de comunicação ao lado do deputado federal André Janones, responsável pela mobilização de apoiadores de Lula nas redes sociais.

Segundo a CNN, integrantes do entorno presidencial avaliam que a atuação dos dois na campanha os colocou em posição de destaque nas conversas sobre a composição do próximo governo. Não há, entretanto, confirmação de que tenham recebido convites para os ministérios.

Fonteles teria de deixar governo do Piauí

A eventual indicação de Rafael Fonteles para o Ministério da Fazenda exigiria sua saída do governo do Piauí, para o qual acaba de ser reeleito.

Antes de chegar ao Palácio de Karnak, sede do Executivo piauiense, Fonteles comandou a Secretaria da Fazenda do estado e presidiu o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. É formado em matemática e possui mestrado em economia matemática.

Caso aceite um cargo no governo federal, Fonteles deixaria a administração estadual sob responsabilidade do vice-governador Washington Bandeira, ex-secretário de Educação do Piauí e integrante de seu grupo político.

A possibilidade de deixar o mandato recém-conquistado é um dos aspectos envolvidos nas conversas sobre sua eventual ida para Brasília.

Casa Civil é ocupada por Rui Costa

A possível escolha de Camilo Santana para a Casa Civil implicaria uma mudança no comando do ministério atualmente ocupado por Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia.

O senador cearense é considerado por aliados de Lula um político com capacidade de articulação no Congresso Nacional. Na Casa Civil, teria entre suas atribuições a coordenação das ações dos ministérios e o acompanhamento das prioridades do presidente.

A eventual troca também envolve a posição de Fernando Haddad no próximo governo. Segundo a CNN, Camilo, Rui Costa e Haddad são citados em discussões internas do PT sobre a sucessão política de Lula.

As mudanças ainda estão no campo das articulações. A composição ministerial dependerá das escolhas do presidente para o mandato que começa em janeiro de 2027.

Categorias:
Política
Tags:
Camilo Santana Ministério da Fazenda Rafael Fonteles