COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Redução de 30% do tempo da viagem de ônibus na capital dá a Mabel destaque nacional 

Prefeito é protagonista de evento em Brasília, colecionando elogios a projeto de metronização

Mabel: elogios a projetos no transporte coletivo (foto divulgação)

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, colhe os frutos nacionais com os projetos de mobilidade da Prefeitura. Em pouco mais de oito meses desde que tomou posse, a metronização é destaque pelo Brasil, com o resultado surpreendente, segundo a gestão, com redução de 30% no tempo da viagem de ônibus pela capital, nos trechos onde já foi implantada. O trabalho de Mabel foi celebrado no primeiro dia do Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2025, na terça-feira (12/8), em Brasília, quando o prefeito palestrou sobre a criação de uma política nacional voltada ao transporte coletivo.

Durante o evento, Mabel teve protagonismo entre as lideranças presentes, sendo muito elogiado. Um exemplo foi a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que não poupou elogios ao prefeito goiano, falando que a gestão é um presente para Goiânia. “Você não pode colocar na gestão de uma cidade, ou Estado, alguém que não entenda nada, que não saiba o que é logística, custo, gasto, folha de pagamento. Você, que veio da iniciativa privada, sabe. Goiânia ganha um presente com você, e tenho certeza de que fará um belíssimo trabalho”, elogiou.

Um dia depois da participação de Mabel, que também é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), no evento, o jornal Estado de S. Paulo publicou uma matéria colocando o prefeito e Goiânia como destaques, contando como que a gestão Mabel conseguiu diminuição tão significativa no tempo da viagem de ônibus. A publicação apontou o destaque nacional de Goiânia no transporte público. “Não por acaso, a cidade é uma das únicas do Brasil a superar a quantidade de passageiros do período pré-pandemia”, ressaltou.