Parcerias

“São Paulo e o Brasil Central têm o mesmo DNA”, diz Alckmin durante encontro com Marconi

Em descontraído pronunciamento realizado durante a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo de…

Em descontraído pronunciamento realizado durante a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo de Goiás, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Grupo Votorantim para a criação da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) do Legado Verdes do Cerrado (Niquelândia), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que seu Estado “e o Brasil Central têm o mesmo DNA”. Alckmin afirmou em discurso, durante encontro com os governadores do Consórcio, presidido por Marconi Perillo, que os Estados mantêm interesses comuns.

Alckmin recordou seu passado de estudante de Medicina e integrante do Projeto Rondon, condição que lhe propiciou, há mais de 40 anos, estagiar durante 40 dias na cidade de Itauçu, na região central de Goiás. “Esse é um encontro histórico. No século 17, todos os Estados que estão aqui hoje faziam parte da mesma província”, observou, citando São Paulo e os cinco Estados que compõem o Brasil Central (GO, DF, MS, MT, RO e TO).

Embora não faça parte do Fórum de Governadores do Brasil Central, o governador de São Paulo escolheu Goiânia e a abertura do consórcio para assinar ordem de serviço que dá início às obras de eliminação do pedral do canal de Nova Avanhandava. O canal é utilizado para mover a hidrovia Tietê/Paraná, com extensão para São Simão e, em breve, para Itumbiara.

A obra, orçada em R$ 300 milhões, vai garantir a navegabilidade do canal mesmo que o volume de água do Rio Tietê caia durante um período de seca. Na seca de 2014 o volume transportado pelo canal alcançou pouco mais de quatro milhões de toneladas. Este ano fechou em 7,8 milhões de toneladas de grãos transportados.

Como ocorre em todas as reuniões do Fórum de Governadores do Brasil Central, o primeiro dia do encontro foi marcado por um jantar oferecido pelo anfitrião. Na presença também do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os governadores se confraternizaram em jantar oferecido por Marconi no Palácio das Esmeraldas.