APARECIDA

Se Caiado fechar comércio na quarta, Aparecida obedecerá, diz prefeito

“Não vou desobedecer. Se o governador fizer um novo decreto [pelo endurecimento da quarentena em…

Aparecida de Goiânia estuda dois modelos de escalonamento
Aparecida de Goiânia estuda dois modelos de escalonamento

“Não vou desobedecer. Se o governador fizer um novo decreto [pelo endurecimento da quarentena em relação ao comércio], ele tem poder para isso”, disse o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), ao comentar sobre a reunião ocorrida nesta segunda-feira (11) com o gestor estadual e outros chefes de Executivo de Goiás. No encontro, foi proposto pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) fechar novamente o comércio nas cidades a partir de quarta-feira (13). O objetivo impedir o avanço da pandemia da Covid-19 em Goiás, que tem o menor índice de isolamento entre os estados brasileiros, de acordo com levantamento da empresa In Loco.

Aparecida de Goiânia, que completa 98 anos de sua existência nesta segunda – e que precisou adaptar os festejos –, abriu 82% do comércio, recentemente. Segundo Gustavo, ele fez uma defesa ao governador, durante a reunião remota. “Temos que ter um olhar para as pessoas que estão passando dificuldade. Tanto os trabalhadores quanto os empresários. Precisamos buscar alternativas”, afirma o prefeito ao lembrar que a flexibilização no município foi feita com critérios e regras rígidas.

Ressalta-se, também, que, em coletiva na última semana, o prefeito Gustavo Mendanha citou que o endurecimento da quarentena na cidade, até mesmo com possível lockdown (fechamento total, exceto de essenciais), seria baseado na taxa de ocupação de leitos de UTI. “Nosso termômetro é a taxa de ocupação dos leitos [de UTI destinados a Covid-19]. Hoje Aparecida só tem 9% [9,3%] dos leitos ocupados”, declarou à época. Questionado sobre os resultados da liberação, ele afirmou que os números atuais não dizem respeito a abertura. Estes seriam vistos em uma semana, aproximadamente.

Medidas

Endurecendo ou não a abertura dos comércios, Gustavo expõe que a prefeitura tem tomado medidas para proteger os empresários, em especial os pequeno e micro. “Estamos preparando um programa de linha de crédito para o pequeno e micro empreendedor. A prefeitura vai subsidiar”, adiantou Mendanha.

O prefeito cita que tem conversado com todas as instituições bancárias, a fim de verificar quais apresentam a menor taxa de juros. “Falaremos paras pessoas participarem do que oferecer as melhores condições. A prefeitura vai pagar os juros. Os participantes só precisam estar adimplentes e garantir postos de trabalho.”

Ainda neste assunto, o gestor municipal falou sobre desemprego. Segundo ele, oficialmente ainda não existem dados de demissões, porém, ele diz que estas já acontecem. “Sei de empresas que já demitiram”, lamenta e continua: “É claro que a taxa de desemprego irá aumentar. Não só em Aparecida, mas em todo o Brasil.”

98 anos

Por causa da pandemia do novo coronavírus, Aparecida de Goiânia precisou se adaptar para celebrar seu 98o aniversário. Sem Aparecida é Show e Desfile Cívico, as celebrações, conforme informou Gustavo Mendanha, começaram com o hasteamento de bandeiras (da cidade, Estado e Brasil) e os tradicionais “parabéns”.

Além disso, o gestor sobrevoou a cidade um padre e um pastor, que abençoaram o município. Às 16h, haverá o lançamento da construção de uma base dos Bombeiros, no setor Garavelo. “O que vai melhorar muito a eficiência de resposta, com a descentralização”, avaliou o prefeito.

À noite, haverá, também, um live no canal do Youtube da prefeitura de Aparecida com os melhores momentos do Aparecida é Show do ano passado, inclusive com uma das últimas participações do cantor Gabriel Diniz, que ficou famoso pelo sucesso Jenifer e faleceu no ano passado, em um acidente de avião. Ainda no domingo (10), Leonardo fez um show, que seria realizado no município, lembrou, também, Mendanha.

“Infelizmente não pudemos fazer tudo que faríamos. Mas todos os recursos da festa foram revertidos no combate ao coronavírus e na compra de cestas básicas para famílias de Aparecida de Goiânia”, destacou. “Ainda comemoração ao aniversário da cidade, vamos lançar mais de 50 obras nos próximos dias.”

Aparecida: 98 anos (Foto: Rodrigo Estrela)

Comitê dos 100 anos

No ano passado, Aparecida de Goiânia lançou um comitê para discutir ações para celebrar o aniversário de 100 anos da cidade, que ocorre em maio de 2022. Segundo Gustavo, a programação segue e o trabalho continua a ser realizado, mesmo com essa crise pandêmica. De acordo com ele, as reuniões que seriam presenciais tem ocorrido pela internet.