DADOS DA COVID-19

Secretária de Saúde encaminha diariamente planilhas da Covid-19 ao Conass

O Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), que reúne gestores de 26 Estados e…

Goiás registra 2.051 casos de coronavírus em 24 horas
Goiás registra 2.051 casos de coronavírus em 24 horas

O Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), que reúne gestores de 26 Estados e o DF, desde domingo (7) utiliza um painel de dados para informar sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Em nota, a secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) disse ter atendido “prontamente o pedido do Conass para encaminhamento diário de uma planilha com as informações sobre a Covid-19 (casos e óbitos) no Estado”.

Esta nota vem em resposta a uma série de perguntas enviadas ao secretário Ismael Alexandrino, sobre a criação do painel, se o mesmo foi uma resposta ao ocultamento de dados do governo federal, além de outras. Ainda segundo o texto, é informado que “Goiás segue em primeiro lugar no ranking de transparência no combate à Covid-19, conquistado em 28 de maio, quando o Estado obteve nota 100 no índice da Open Knowledge Brasil (OKBR)”.

O texto reforça, também, já em 12 de março, quando os três primeiros casos de contágio pelo vírus foram confirmados no Estado, a SES-GO passou divulgar diariamente um boletim com dados da doença. “Além disso, foi criado o painel da Covid-19, com informações dinâmicas para acesso público”, reitera o documento.

Conass

Conforme nota assinada pelo presidente do conselho, Alberto Beltrane, o Conass atualizará os dados todos os dias às 18h. Segundo o texto, o conselho atua “pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático”.

Também é dito no documento que a “ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”. O Conass diz ter a democracia como princípio.

Confira a nota do Conass na íntegra:

O CONASS pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático.

Nosso valor maior é a vida.

A defesa da saúde e da vida é nosso compromisso inabalável com os brasileiros.

Tendo a democracia como princípio, o CONASS busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos. Um SUS capaz de acolher, proteger, promover, recuperar e salvar vidas de todos os brasileiros, com empatia, solidariedade e compaixão é o que queremos.

A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.

Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o PAINEL CONASS – Covid-19, atualizado diariamente até às 18h.

Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos.”

Alberto Beltrame

Presidente do CONASS