Repercussão

Secretário de Trindade pede exoneração após aparecer em vídeo de festa com José Dirceu

Sebastião Ferreira Leite, conhecido como Sebastião Juruna, pediu exoneração do cargo de secretário de Planejamento…

Sebastião Ferreira Leite, conhecido como Sebastião Juruna, pediu exoneração do cargo de secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Trindade nesta terça-feira (14). Em uma carta onde cita Guimarães Rosa, Alexandre Dumas e Fernando Pessoa, Juruna pede desculpas ao prefeito Jânio Darrot (PSDB) por “não ser um conciliador e pacificador por natureza”.

O ex-secretário decidiu sair do Executivo municipal depois de um vídeo em que aparece na festa de aniversário da esposa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu repercutir na imprensa e nas redes sociais. Dirceu já foi condenado três vezes por corrupção ativa, corrupção passiva, pertinência (participação) à organização criminosa e lavagem de dinheiro por seu envolvimento nos esquemas investigados pela Lava-Jato e também no mensalão. Ele foi preso em novembro de 2013 e, após um período em prisão domiciliar, voltou para a prisão, de onde foi liberado com o uso de tornozeleira eletrônica por decisão do juiz Sergio Moro, em maio deste ano.

Na carta, Juruna agradece a confiança que o prefeito Jânio Darrot teve por ele e pede desculpas por “não corresponder a altura do cumprimento do desiderato” a ele confiado. “A vida é efêmera e os fatos são fugazes. Enxovalhado por participar de uma festa de um amigo pessoal, vazado em rede social e na imprensa, não quero, não posso e não devo causar constrangimentos a amigos, especialmente, Vossa Excelência e D. Dairdes, que sempre me trataram com muita lhandeza”, declarou.

O prefeito Jânio Darrot, por sua vez, respondeu ao pedido de exoneração pelo Facebook nesta quarta-feira (15), agradecendo aos serviços prestados por Juruna. “Durante o período em que esteve à frente de suas relevantes funções, cumpriu com todos os méritos a missão de avançar nas políticas públicas definidas pelo município no sentido de garantir a todas as famílias a regularização fundiária enquanto instrumento primordial de promoção da cidadania”, pontuou.

No texto, o prefeito também anuncia o substituto de Juruna na secretaria: o vereador Mardem Junior, do PP, que será empossado nesta sexta-feira (17), às 9h, no Centro Administrativo Municipal. Seguno Darrot, o escolhido é “uma das principais revelações do meio político do município, jovem ligado aos movimentos sociais, batalhador e aguerrido que, com certeza, dará prosseguimento ao trabalho realizado por Sebastião Juruna que resultou em grandes conquistas para a população de Trindade”.