BRIGA

Secretário Rodney perde paciência com deputado que o chamou de “pior da história”

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, perdeu a calma com o deputado estadual…

Rodney Miranda reage à críticas de Major Araújo, na Assembleia
Rodney Miranda reage à críticas de Major Araújo, na Assembleia

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, perdeu a calma com o deputado estadual Major Araújo (PSL), durante sua participação, nesta terça-feira (8), na Comissão de Segurança Pública, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O titular da pasta disse que já processa o parlamentar criminalmente pelas falas dele no caso do primo de Ronaldo Caiado (DEM), Jorge Caiado, e que, agora, vai processá-lo novamente na esfera cível.

O episódio a que o secretário se refere aconteceu no dia 4 de junho. Naquele dia, vazou um áudio em que Jorge acusava Rodney de corrupção. Foi realizado um inquérito, mas este não apontou atos ilícitos do secretário, que chegou a se licenciar por 15 dias.

Estranhamento

Durante toda a sabatina, Rodney Miranda se manteve tranquilo ao responder as questões formuladas pelos parlamentares. Porém, já no fim do encontro, ele se alterou após ser chamado de “pior secretário de Segurança Pública (nos últimos 33 anos)” por Major Araújo (PSL), que também lembrou das acusações de Jorge Caiado.

“Foi acusado de crimes pelo primo do governador e não veio a público responder. (…) Não responde pelo concurso, não luta pelos concursados. Não luta pelos policiais”, criticou. “Se não pode salvar sua gestão, salve sua honra”, disse sobre as acusações feitas por Jorge Caiado, há alguns meses.

O deputado disse, ainda, que o secretário teve problemas com policiais no Espírito Santo e que teria, também, em Goiás.

Resposta

Por sua vez, Rodney disse que já processa Major Araújo criminalmente e que irá processá-lo, novamente, na esfera cível. “Infelizmente, o deputado Major Araújo baixou muito o nível do debate”, iniciou.

“Usa de um espaço nobre para fazer proselitismo, jogar para plateia – mas não sei qual plateia você acha que está defendendo. Os números da nossa gestão mostram o trabalho, mesmo com a condição adversa que pegamos, o que é fruto de planejamento, muito trabalho, da liberdade que as forças de segurança têm hoje para trabalhar.”

Segundo ele, Major Araújo não merece o respeito dele e eles irão debater as críticas do deputado no foro correto. “Em um Tribunal de Justiça. Eu me defendi perante a Justiça e estou processando todos detratores contra a minha honra e imagem.”

Por fim, ele diz que deixou muitos amigos no Espírito Santo, mais do que adversários. “Se informe melhor.”

Convocação

O secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, foi convocado a prestar esclarecimentos sobre uma alegada falta de delegados no Estado, nesta terça-feira. O pedido foi feito pelo deputado estadual delegado Humberto Teófilo (PSL), e referendado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da casa, delegado Eduardo Prado (DC).

Eles argumentam que há falta de delegados para atuar em várias cidades goianas. Os parlamentares ressaltam que, em Goiás, 70% dos municípios não possuem delegados titulares.

Das 246 cidades do estado, 176 têm esse deficit, segundo números apresentados pelo parlamentar. No total, 22 delegados chegam a acumular até sete municípios como área de atuação, contrariando a Lei Estadual 16.901/10, que proíbe o acúmulo de mais de duas comarcas além da titular.

Saiba como foi a sabatina:

Liminar do STF impede a contratação de delegados, diz Rodney Miranda