TRÊS RELATÓRIOS

Senador governista diz que apresentará relatório paralelo na CPI da Covid

Além dele, há ainda o parecer oficial de Renan Calheiros e a promessa de um da base, de Marcos Rogério

Governista, Girão diz que fará relatório paralelo na CPI da Covid
Governista, Girão diz que fará relatório paralelo na CPI da Covid (Foto: Beto Barata - Agência Senado)

O senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) disse, nesta terça-feira (5), que entregará um relatório paralelo ao Renan Calheiros na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado. De acordo com ele, o parecer terá “impressões com base em fatos e não em narrativas”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que presidia a sessão no momento da fala, debochou e disse que iria “retirar a palavra narrativa [dos registros taquigráficos] porque o monopólio do uso da palavra pertence somente ao senador Marcos Rogério”.

Marcos Rogério (DEM-RO), destaca-se, é outro que prometeu um relatório da base aliada no colegiado. O texto oficial, contudo, é do relator Renan Calheiros (MDB-AL). A previsão é de entrega no dia 19 de outubro.

CPI da Covid vai pedir o indiciamento de Bolsonaro em relatório

Renan Calheiros já adiantou que vai recomendar o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro em seu relatório, previsto para o dia 18 de outubro. “[Jair Bolsonaro] Pode ser e com certeza será [indiciado]. Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório. Ele com certeza será pelo crime que praticou.”

Segundo o senador relator, as figuras centrais de seu relatório, além do presidente, serão os ministros de Estado e membros do chamado gabinete paralelo.