FLEXIBILIZAÇÃO?

Setor produtivo de Goiás quer reabertura do comércio de Goiânia no dia 29/3

Representantes do setor produtivo devem se reunir com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na próxima…

Representantes do setor produtivo devem se reunir com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na próxima quinta-feira (25). A expectativa do segmento é sugerir retomada do comércio em Goiânia a partir do próximo dia 29/3, quando se encerra o prazo de 14 dias estabelecido pelo decreto municipal para fechamento das atividades consideradas não essenciais para combate à Covid-19.

Além da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) devem participar representantes da Associação Comercial Industrial do Estado de Goiás (Acieg), da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) e da Associação Brasileira de Shopping Centers – Seção Goiás (Abrasce).

“Já temos quase um mês sem nenhuma atividade comercial, pois não foi permitida nem as vendas online. Esse tempo todo de portas fechadas, para um polo confeccionista que é o maior empregador de Goiás, pode nos levar a prejuízos sem reversão. O poder público, seja ele municipal, estadual ou federal, tem que avançar na vacinação em massa e propor desde já medidas para recuperação de empregos e das empresas ”, salienta o presidente da AER44, Crhystiano Câmara.

Ele estima a perda de aproximadamente 5 mil postos de trabalho e o fechamento de mais de 300 lojas, após quase um mês sem atividades na Região da 44.

Segunda onda

Apesar de o decreto estadual prever o fechamento de atividades consideradas não essenciais por 14 dias, com abertura por igual período, a pandemia  ainda apresenta números altos. Com o dobro de leitos do início da pandemia – de 243 saltou para 532 -, a rede estadual está com filas para acesso a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e índices próximos a 99% de ocupação no estado e em Goiânia.