COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Sob liderança de Mabel, Goiânia vai sediar Fórum Nacional de Mobilidade Urbana 

Capital receberá especialistas e gestores de todo o país para debater soluções e inovações no transporte público durante evento que reforça protagonismo da capital no setor

Mabel destaca ações implantadas em Goiânia que reduziram o tempo de deslocamento e posicionaram a cidade como modelo em mobilidade urbana (foto divulgação)

Nos dias 16 e 17 de setembro, Goiânia será o centro das discussões sobre transporte coletivo no país. A cidade recebe a 122ª Reunião do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento que reúne autoridades, gestores públicos e especialistas da área para debater os rumos da mobilidade nas cidades brasileiras.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também preside a Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Durante a abertura, ele vai apresentar as principais ações implementadas na gestão, como a metronização do sistema de ônibus, expansão dos corredores exclusivos, implantação da chamada “onda verde” nos semáforos e a liberação de faixas de ônibus para o tráfego de motocicletas. Segundo a prefeitura, essas medidas resultaram em uma redução de até 30% no tempo de deslocamento dos passageiros.

Com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o evento será realizado no K Hotel, no Jardim Goiás. A programação conta com a participação de nomes como Denis Eduardo Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente do Fórum Nacional e da URBS de Curitiba; e Edmundo Carvalho Pinheiro, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Durante os dois dias de atividades, os participantes vão discutir temas como os desafios dos contratos de concessão, repasses federais para o setor, uso de tecnologia no trânsito, mudanças legislativas e experiências bem-sucedidas em outras cidades. O encontro reforça o papel de Goiânia como uma das capitais que mais investem em mobilidade urbana no país.