Goiânia

“Solicitei empenho para compra de todas as vacinas possíveis”, diz Pazuello

Ministro da Saúde esteve na capital goiana para inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Maria Célia Câmara

Governo de Goiás se manteve alinhado ao projeto do ministério da Saúde para vacinação contra o coronavírus. Pazuello elogia postura (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Em Goiânia para inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Maria Célia Câmara na manhã desta sexta-feira (11), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello ressaltou a amplitude do Plano Nacional de Imunização (PNI). Na oportunidade, ele afirmou ter determinado empenho para compra de “todas as vacinas possíveis” para atender a demanda brasileira. “O nosso Plano Nacional de Vacinação é nacional. Nenhum estado será tratado de forma diferente, nenhum brasileiro terá privilégio”, completou o ministro.

O titular da Saúde nacional disse ainda que “não há vacina registrada no mundo”, mas que cobrará pessoalmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) celeridade na emissão de autorizações e registros necessários para promoção da campanha.

Disputa

Pazuello veio a Goiânia em um contexto de disputa sobre a vacinação em Goiás. Isso porque enquanto o governador Ronaldo Caiado (DEM) faz discurso alinhado com o governo federal sobre a distribuição dos imunizantes, o presidente da Agência Goiana de Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (PSDB),toma iniciativa para compra das doses com o governo de São Paulo.

O governador paulista João Dória (PSDB) protagoniza, junto com o presidente Jair Bolsonaro, discussões sobre a forma como o plano deve ser conduzido. O embate teve início depois que Dória anunciou que realizaria vacinação em janeiro.

Nesse sentido, em tom ameno e unificador, o ministro elogiou a forma como Goiânia e Goiás estão alinhados no combate à pandemia. “Goiás e Goiânia têm sido exemplares no combate ao coronavírus. A pandemia não acabou. Vamos conviver com o vírus. Só vamos nos ver livre quando tivermos a vacina e os antivirais”, apontou. “Precisamos estar juntos para concluir o tratamento até a chegada da vacina”, disse. Ele não mencionou a iniciativa da AGM.

Caiado e Pazuello (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Caiado e Pazuello durante inauguração do Hospital Maternidade em Goiânia(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O tom do ministro está relacionado com o embate sobre a disputa por narrativa sobre a vacinação, após anúncio de início de Imunização em janeiro pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB). O governador Ronaldo Caiado (DEM) fez coro. “Não pode deixar permear na cabeça do brasileiro que haverá um Brasil com vacina e um sem”, ressaltou. “Toda e qualquer vacina neste país será requisitada pelo Ministério e será distribuída em condições igualitárias a cada grupo de risco e a cada estado do país”, continuou Caiado.

Hospital

“A mãe pobre dará a luz em um ambiente igual à rica”, disse o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), durante inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Maria Célia Câmara, no Conjunto Vera Cruz I.

Iris relembrou sua história politica e disse que o ministro da Saúde Eduardo Pazuello é uma pessoa especial, assim como a cidade de Goiânia.

A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, ressaltou a importância da unidade de saúde durante a pandemia de covid-19 com 85 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e se tornou referência para gestantes diagnosticadas com a doença.

A unidade estava prevista para ser inaugurada em maio, no entanto, com a pandemia de covid-19 passou a ser utilizada como centro de tratamento para pacientes acometidos pela doença.

Neste primeiro momento, a ala materno-infantil terá 68 leitos, distribuídos da seguinte forma: 22 de Alojamento Conjunto (ALCON).

Além da Ala de Tratamento Intensivo para bebês e crianças, com 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, nove de UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários) e cinco de UCIN Canguru. A unidade oferecerá também, de imediato, exames de imagem como Ultrassom e Tomografia e consultas multiprofissionais para pacientes que forem encaminhadas pela Regulação da SMS.