DECISÃO

STF afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB por 180 dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou o ex-deputado federal, Roberto…

STF afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB por 180 dias
STF afasta Roberto Jefferson da presidência do PTB por 180 dias (Foto: reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou o ex-deputado federal, Roberto Jefferson, da presidência do PTB por 180 dias. Na decisão, o magistrado viu “indícios de que a estrutura do partido, incluindo recursos do fundo partidário, tem sido indevida e reiteradamente utilizada para viabilizar e impulsionar a propagação de declarações criminosas proferidas por Jefferson na internet”, conforme publicação do STF.

Ainda segundo divulgação nas redes, “o ministro apontou, inclusive, a contratação de uma empresa especializada em gerenciamento dos conteúdos para difusão dessas mensagens. Moraes atendeu pedido de parlamentares do PTB, que requereram afastamento de Jefferson do comando da sigla”.

Os próprios parlamentares do partido fizeram o pedido ao Supremo. A demanda ocorreu em 28 de outubro.

Vale lembrar, Jefferson está em prisão preventiva desde 13 de agosto por ataques à democracia. A decisão foi do próprio ministro Alexandre de Moraes, que é relator de inquérito que apura a milícia digital que ameaçou ministros.

O ministro permitiu que o ex-deputado federal deixasse a prisão para tratamento médico em setembro com o uso de tornozeleira eletrônica. O político ainda tratava um câncer no pâncreas.

Em outubro ele chegou a deixar a unidade de saúde, mas, após passar mal, foi levado ao hospital penitenciário com quadro de febre alta e pressão baixa.