Suplente de Vanderlan é quem deve votar por Flávio Dino no STF, diz aliado
Pedro Chaves pode assumir mandato no começo de dezembro, uma vez que colega pretende tirar 120 dias de licença
O suplente do senador Vanderlan Cardoso (PSD), Pedro Chaves (MDB), deve acompanhar a sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e votar pelo “sim” ou pelo “não”. Isto, porque o congressista do PSD deve estar de licença, no período.
Segundo fontes próximas ao senador Vanderlan, ele aguarda a conclusão da reforma tributária, que voltou para a Câmara dos Deputados, além das análises dos projetos das offshores e apostas esportivas. A expectativa é que estas se resolvam antes da passagem de Dino pela Casa Alta.
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) marcou para 13 de dezembro a sabatina no colegiado, passo antes do plenário. Segundo aliados de Vanderlan, a ideia é que as pautas esperadas por ele se resolvam até a primeria semanda do próximo mês.
Sobre a licença, ela já foi confirmada pelo próprio Vanderlan Cardoso ao Mais Goiás. “Vou tirar licença de 120 dias. Para me dedicar ao partido e assuntos particulares. Olhar melhor a questão de Goiânia”, disse o senador ao portal no começo do mês. À época, ele já previa que se licenciaria no começo de dezembro.
Presidente do PSD em Goiás, Vanderlan é pré-candidato ao paço da capital. Ele, contudo, não pretende bater o martelo sobre a disputa neste ano e tem repetido que a legenda tem outros bons nomes, como o de Francisco Júnior e do ex-presidente da sigla, Vilmar Rocha.
Indicação de Flávio Dino
Sobre a indicação, o presidente Lula (PT) anunciou o nome de Flávio Dino na segunda-feira (27). Pelas redes sociais, o ministro da Justiça afirmou que irá dialogar pelo apoio dos senadores.
“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, escreveu.
Contagem de votos
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Davi Alcolumbre irá fazer uma contagem de votos para medir a temperatura da indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao STF. A CCJ é o primeiro local por passa o indicado. A informação foi colhida com aliados de Alcolumbre pela coluna de Lauro Jardim, no O Globo, antes da oficialização do nome.
Indicado para para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro, Dino encontrou desgastes após reportagem do Estadão sobre encontros de secretários do Ministério com a “dama do tráfico amazonense”.