ELEIÇÕES 2022

Temer diz que pode ser candidato a presidente se povo pedir

Em entrevista a Record News, o ex-presidente Michel Temer (MDB) disse não descartar concorrer à…

Temer diz que examina pré-candidatura à presidência se povo pedir
Temer diz que examina pré-candidatura à presidência se povo pedir (Foto: Cesar Itiberê/PR)

Em entrevista a Record News, o ex-presidente Michel Temer (MDB) disse não descartar concorrer à presidência em 2022. “Quase um Brasil inteiro falando que sou a solução porque tenho experiência, aí posso examinar”, declarou.

Segundo ele, apesar da candidatura não estar em seu horizonte, aceitaria em caso de “conjunção nacional”. Ele disse, ainda, que em política “nunca se descarta nada”.

“Essa chamada terceira via, confesso que não está no meu horizonte. Entretanto, devo dizer, apenas por hipótese, se em um dado momento houver uma conjunção nacional, com vários setores, quase um Brasil inteiro dizendo que ‘ele é a solução porque já teve experiência, etc’, aí posso examinar”, declarou.

Vale destacar, a senadora Simone Tebet (MS) é, neste momento, a pré-candidata do MDB. Inclusive, o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, confirmou para 8 de dezembro o lançamento oficial da pré-candidatura.

Temer de volta à cena política

Nos últimos meses, Temer voltou à cena política após auxiliar o presidente Bolsonaro com uma carta a nação para acalmar os ânimos com Supremo Tribunal Federal – após os atos de 7 de setembro. Depois disso, ele esteve no programa Roda Viva para falar sobre o assunto.

Na entrevista, ele informou ter dito a Bolsonaro que o discurso no feriado com incitações contra o ministro Alexandre de Moraes não combinava com um presidente. “Disse que não cabia dizer o que foi dito a um ministro. Não sei se caberia entre três e quatro pessoas”, completou.

Ainda segundo o ex-presidente, ele viu naquele momento uma chance de distensionar a situação. Apesar de admitir que assumiu a presidência após um impedimento, ele afirmou que o impeachment seria muito traumático para o País neste momento.

Para o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, a aproximação de Temer com Bolsonaro (sem partido) foi tentativa de marketing. “Para se reinserir no processo político. Em busca do holofote, para ver se consegue ressurgir como unanimidade.”