Novo posto

Thiago Peixoto assume Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados

União. Essa foi a palavra de ordem do deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) ao ser…

União. Essa foi a palavra de ordem do deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) ao ser eleito nesta quinta-feira (23) para a presidência da Comissão de Cultura. Ao assumir a função, ele disse que pretende fazer do colegiado um espaço democrático de debate onde todas as legendas e os setores culturais terão atenção. “Pretendo levantar um grande debate sobre a Lei Rouanet. A intenção é fazer com que ela chegue também a pequenos artistas e setores culturais menos favorecidos em todo o Brasil. É preciso fazer uma melhor distribuição”, destacou.

Thiago ressalta que a Cultura é importante para apaziguar ânimos em um momento em que a Câmara dos Deputados debate temas polêmicos e desgastantes. “A Cultura tem um potencial de unificação muito grande. Se em outros espaços da Casa há um grande tensionamento, nossa intenção aqui na comissão é estabelecer um local de convergência. O objetivo principal aqui é que todos caminhem juntos para criar e analisar projetos e fazer discussões que tragam melhorias para a área como um todo”, explicou.

Além do debate sobre a Lei Rouanet, Thiago disse que pretende discutir, no âmbito da comissão, a arte urbana. “Sou um grande admirador do grafite, que merece atenção e respeito como arte. Tenho, inclusive, uma das paredes de meu apartamento, em Goiânia, grafitado. Pretendo trazer essa questão para ser debatida aqui na comissão”, acrescentou. O parlamentar destaca que quer criar uma agenda de audiências para receber os mais diferentes segmentos. “Queremos dar espaço para todos”, explica.

Thiago recebeu uma solicitação do deputado Jean Willys para realização de uma audiência pública tratando sobre diversidade e cultura. “Concordei, essa é uma área que pretendemos dar atenção e respeitar”, disse o presidente da comissão. Além de Willys, Thiago será acompanhado no colegiado com figuras conhecidas do meio cultural brasileiro, como Tiririca e o cantor Sérgio Reis.

PSD

Cultura anda mesmo na pauta de Thiago Peixoto. Na próxima segunda, ele vai organizar, junto com colegas goianos do PSD, o primeiro encontro da série Diálogos. A primeira reunião, marcada para o início da noite no Buena Vista, em Goiânia, vai receber justamente o setor cultural. A ideia do programa é construir um projeto de futuro para Goiás. “Não queremos chegar com um projeto pronto, pensando em 2018. Queremos saber qual é o projeto que a sociedade civil organizada vai nos ajudar a construir”, disse Thiago, que está à frente da ação.