Câmara dos deputados

Thiago Peixoto convida Doria para discutir grafite

O deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD) quer debater grafite e arte de rua com…

O deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD) quer debater grafite e arte de rua com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Thiago vai discutir o tema em audiência pública com artistas e especialistas no mês que vem em Brasília e fez um convite formal a Doria, que ainda não deu resposta. “Queremos colocar o tema em debate sem preconceitos e tentar encontrar um caminho que não gere muitos embates”, explicou o goiano.

O convite ao prefeito da capital paulista repercutiu e ganhou espaço na imprensa de São Paulo. A Coluna do Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, publicou uma nota na qual informa o interesse formal de Thiago Peixoto em levar Doria a Brasília para debater o assunto. O goiano assumiu a presidência do colegiado no mês passado e, logo na posse, declarou a intenção de inserir a arte urbana, de rua e o grafite no debate nacional. “É um tema que está presente na realidade das cidades que precisa ser discutido e reconhecido em sua importância”, disse o parlamentar.

Doria se envolveu em polêmicas no início do ano, quando liderou um ação para cobrir pichações e grafitagem nas ruas de São Paulo. Apesar de ter recebido apoio de parte da população, o prefeito acabou sendo duramente criticado pelo setor cultural, pois o movimento acabou retirando dos muros painéis que já estavam incorporados à realidade da cidade, como na 23 de Maio. Depois de reações negativas, Doria recuou e anunciou um programa para selecionar artistas para pintar painéis em espaços públicos e particulares autorizados da cidade.

“É claro que o tema é polêmico e suscita muitas discussões. Mas as pessoas têm que entender que pichação e grafite são coisas completamente diferentes. Não é só criticar por criticar sem entender a situação como um todo. Temos artistas brasileiros reconhecidos até no exterior pela qualidade dos seus trabalhos. O grafite é uma arte urbana que ajuda a embelezar as ruas. Mas é claro que precisamos ter controle”, disse Thiago Peixoto.O parlamentar sempre se disse admirador de arte de rua e isso não é mero discurso. No mês passado, desafiado por internautas, ele convidou o artista Homero para grafitar o conhecido Coração de Rua em uma das paredes do apartamento do parlamentar em Goiânia. “Eu sempre fiz a defesa do grafite como arte e ele está, inclusive, ganhando espaço na decoração de ambientes. Aí, certo dia, nas redes sociais, algumas pessoas me disseram para deixar fazer um grafite na minha casa, já que gostava tanto. Gostei da ideia, convidei o Homero e ele pintou minha parede. O resultado ficou muito bom”, disse.