COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Título “Cidade Árvore do Mundo” pela ONU coroa política ambiental de Goiânia

Dados do IBGE apontam que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante; recomendado pelas Nações Unidas é de apenas 12

Título da ONU premia política ambiental de Goiânia (foto divulgação)

Mesmo diante dos desafios climáticos comuns às metrópoles mundiais, Goiânia vem mantendo uma política moderna, sustentável e funcional de arborização da cidade. Como reconhecimento deste trabalho da atual gestão, a Prefeitura de Goiânia recebeu da FAO, agência das Nações Unidas (ONU) especializada em alimentação e agricultura, e da Fundação Arbor Day o título “Tree Cities Of the World”, ou “Cidade Árvore do Mundo”. Tal ação coloca Goiânia em um hall de excelência ambiental, juntamente com outras metrópoles como Paris, Turim, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.

Esse reconhecimento veio em meio a várias ações inéditas implementadas pela administração do prefeito Rogério, como os programas Disque-Árvore, Rearboriza e ArborizaGYN. Um número que chama a atenção é o de novas mudas na cidade. Nos últimos três anos, mais de 380 mil mudas de árvores foram plantadas em Goiânia, o que representa aumento de 40% do estimado pelo Plano Diretor de Arborização Urbana. Apenas o programa AborizaGyn 3.0, por exemplo, lançado em novembro de 2023, realizou o plantio de 90 mil mudas no Residencial Jardins do Cerrado 2, com destaque para espécies nativas do Cerrado. Nas edições anteriores, foram 62 mil mudas, em 2021, e 50 mil, em 2022.

O Disque Árvore é outra ferramenta essencial na transformação do espaço urbano para um ambiente mais sustentável. Por meio deste programa, moradores podem requisitar à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) que plantem mudas de árvores na frente de suas casas. Assim, a Prefeitura faz todo o trabalho de plantio e orienta os cidadãos de como cuidar do espécime. No ano passado, o Disque-Árvore atingiu 8.623 mil mudas plantadas em calçadas de moradores, em três anos de projeto.

Ao todo Goiânia possui mais de 205 áreas verdes, sendo boa parte com nascentes. Dados do IBGE de 2010 apontam que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que o recomendado pelas Nações Unidas é de apenas 12 metros por habitante. Vale lembrar que, segundo o próprio IBGE, Goiânia já é a Capital mais verde da América do Sul, do Brasil e a segunda do mundo. O título da ONU chega para coroar todo o trabalho em prol do meio ambiente e de um clima mais adequado para toda a população.