União Brasil

TSE aprova fusão de DEM e do PSL e criação do União Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (8/2) o pedido de fusão entre os…

TSE aprova fusão de DEM e do PSL e criação do União Brasil
Foto: Reprodução - Redes Sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (8/2) o pedido de fusão entre os partidos DEM e PSL e, com ela, a criação do União Brasil. O relator do processo, Edson Fachin, deu parecer favorável à integração e foi acompanhado por todos os seus pares.

Em seu voto, Fachin ressaltou que todos os requisitos necessários foram cumpridos, citando como exemplo a ata da convenção nacional conjunta realizada em 6 de outubro de 2021, na qual os órgãos nacionais de deliberação do DEM. e do PSL aprovaram a fusão das siglas.

Com a decisão, o União Brasil se torna a legenda com maior bancada na Câmara dos Deputados. Ele também terá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio.

De acordo com dirigentes do novo partido, o PSL deve ficar com 17 diretórios e o DEM com 10. Na divisão de poderes dentro da direção nacional, Luciano Bivar, ex-presidente do PSL assumirá a sigla e a tesouraria ficará com Maria Rueda. Já ACM Neto, comandante do DEM, ficará com a secretaria-geral.