COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Vanderlan destina R$ 50 milhões para universidades, institutos e pesquisas em Goiás

Recursos encaminhados pelo senador beneficiam universidades, institutos federais, hospitais universitários e centros de pesquisa, com investimentos em equipamentos, laboratórios, infraestrutura e projetos científicos

401be747-dfa8-4cda-b5b1-e9f0b5b7161f
Vanderlan: investimentos em educação e pesquisa têm papel estratégico no desenvolvimento do estado (foto divulgação)

A atuação do senador Vanderlan Cardoso na área de educação, ciência e inovação já resultou na destinação de cerca de R$ 50 milhões para instituições de ensino e pesquisa em Goiás. Os recursos foram aplicados em universidades, institutos federais, hospitais universitários e centros de pesquisa, contemplando aquisição de equipamentos, ampliação de estruturas acadêmicas e desenvolvimento de estudos científicos.

Durante visita à Universidade Federal de Goiás (UFG), na última semana, Vanderlan acompanhou a entrega de equipamentos adquiridos por meio de emendas parlamentares. Os investimentos atendem projetos voltados às áreas de neurogenética e ciências biológicas, incluindo pesquisas sobre doenças raras, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), além de estudos que utilizam fungos do Cerrado como alternativa para reduzir o uso de agrotóxicos na agricultura.

Somente na UFG, os investimentos recentes se aproximam de R$ 8 milhões. Entre as aquisições estão um sequenciador genético de última geração para pesquisas sobre doenças neurodegenerativas, equipamentos destinados ao desenvolvimento de bioinsumos agrícolas e 600 computadores para atividades acadêmicas.

Os investimentos também alcançam os institutos federais instalados em diferentes regiões do estado. Os recursos foram direcionados para laboratórios de inteligência artificial, engenharia, mineração, agronomia e aquicultura, além de obras de infraestrutura, restaurantes estudantis, aquisição de veículos e modernização das unidades de ensino.

Segundo Vanderlan, os investimentos em educação e pesquisa têm papel estratégico no desenvolvimento do estado. O senador defende que o fortalecimento das instituições contribui para a formação de profissionais qualificados e para a produção de soluções voltadas aos desafios enfrentados pela sociedade.